Fim de semana com chuva e descida das temperaturas

Já fez planos para este fim-de-semana? Se envolvem saídas e atividades ao ar livre, aproveite bem o sábado. No domingo, a chuva volta e a temperatura desce. Espreite as previsões!

Alfredo Graça Alfredo Graça 25 Jan. 2019 - 11:42 UTC
Prepare o guarda-chuva para domingo caso planeie sair de casa, em especial se residir na região Norte ou na região Centro.

Já fez planos para este fim-de-semana? Se planeou saídas ou atividades no exterior, recomendamos que dê preferência ao dia de amanhã (sábado), uma vez que no domingo o céu estará em geral bastante nublado, com previsão de períodos de chuva.

Para sábado, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, sendo que a partir do final da tarde, no litoral das Regiões Norte e Centro a nebulosidade irá aumentar. Quanto ao vento, que tem soprado com bastante intesidade ao longo desta semana, tornar-se-á moderado no litoral oeste e nas terras altas, também a partir do final da tarde.

Na capital, no sábado a temperatura máxima fixar-se-á nos 18 ºC e a mínima nos 7 ºC, enquanto que no domingo se sentirá uma descida da máxima para 15 ºC e uma subida da mínima para os 10 ºC. No Porto, as temperaturas irão fixar-se igualmente numa mínima de 7 ºC e numa máxima de 15 ºC. Em Coimbra, as temperaturas irão rondar valores semelhantes, com 16 ºC de temperatura máxima e 7 ºC de mínima. Mais a sul, na região do Algarve, os termómetros vão registar 20 ºC de máxima e 11 ºC de mínima.

Ao longo do dia de domingo, a chuva vai-se fazer notar se mora nas regiões Norte e Centro. Além disso, temporariamente estes regimes de aguaceiros poderão tranformar-se em neve acima dos 1000/1200 metros de altitude. No que diz respeito ao vento, soprará de fraco a moderado -até 30 km/h- de noroeste, tornando-se moderado a forte -30 a 40 km/h- no litoral oeste a partir do final da manhã, com rajadas até 60 km/h, e sendo forte -35 a 50 km/h- nas terras altas, com rajadas até 80 km/h a partir da tarde. Para domingo há ainda previsão da descida da temperatura mínima.

E nos Arquipélagos?

O tempo melhorará ligeiramente ao longo do dia de amanhã no Arquipélago dos Açores, esperando-se períodos de céu pouco nublado em praticamente todas as ilhas, exceto na Horta onde o céu poderá estar limpo e nas Flores e na Graciosa onde choverá ligeiramente. As temperaturas pouco mudarão em relação a hoje, com máxima de 17 ºC e mínima entre os 13 e os 15 ºC. O vento soprará com menor intensidade, sendo predominante de nordeste.

No Funchal também há previsão de abrandamento da precipitação amanhã, com uma temperatura máxima na ordem dos 18 ºC. No domingo, no entanto, a partir do meio da manhã a chuva volta para junto dos madeirenses. O vento soprará inicialmente de noroeste girando posteriormente para sudeste.

Publicidade