As poeiras do Saara regressam a Portugal Continental já amanhã: saiba qual o dia com a maior concentração

Pelo menos até quinta-feira é esperada a presença das poeiras saarianas na nossa geografia. No entanto o seu pico acontece antes. Confira aqui a previsão!
A semana arrancará seca e ainda que a nebulosidade possa marcar presença de Norte a Sul do país, não se espera ocorrência de precipitação na segunda-feira. Esperam-se ainda temperaturas máximas compreendidas entre os 16 ºC em Viana do Castelo e os 23 ºC em Coimbra.
No entanto, e apesar de uma continuidade da estabilidade atmosférica, as poeiras provenientes do deserto do Saara poderão regressar ainda nesse dia, 23, a partir das primeiras horas da tarde. Chegarão de forma subtil ao litoral algarvio e alentejano, mas até ao final do dia já deverão registar-se em praticamente todo o território continental.
O pico desta concentração de poeiras poderá ser já na terça-feira, dia 24
Com o passar das horas, a concentração de poeiras saarianas deverá aumentar, sendo que o dia de terça-feira poderá contar com os valores mais elevados. Todo o país contará com a presença das poeiras, mas a região Centro poderá contar com uma intensidade maior face ao resto do território, especialmente durante a tarde.

Nas horas seguintes, esta maior concentração deverá dirigir-se para Norte, sendo expectável que durante a madrugada de quarta-feira estas poeiras se voltem a concentrar em maior quantidade ao longo da faixa litoral Norte e Centro, devendo, a partir das primeiras horas da tarde voltarem a dissipar-se parcialmente. Contudo, é esperado que na quinta-feira as poeiras comecem a deixar o país, de forma gradual, sendo arrastadas para oeste.
Na Madeira as poeiras chegam mais cedo e com maior intensidade
No arquipélago da Madeira, as poeiras chegam ainda hoje, domingo, ao final da tarde, ainda que de forma pouco percetível. Contudo, com o passar das horas, a concentração irá aumentar de forma gradual, sendo que nas primeiras horas da tarde de amanhã, segunda-feira, a intensidade já será maior. Esta tendência de aumento irá continuar até ao início da tarde de terça-feira, sendo que após as 15h, a "nuvem" de poeira deverá começar a afastar-se das ilhas.

Ainda assim, antes de as mesmas se dissiparem, poderão contar com uma concentração elevada, especialmente em Porto Santo. Todavia, após esta dissipação e depois de uma quarta-feira livre de poeiras, é esperado que as mesmas regressem na manhã de quinta-feira e depressa se registe uma concentração, possivelmente mais elevada do que na terça-feira, também em Porto Santo, até ao final da manhã.
A presença destas poeiras poderá influenciar de forma negativa a qualidade do ar, tanto no continente como no arquipélago da Madeira. Pelo que, especialmente nos dias de maior concentração, é importante que os grupos mais vulneráveis se mantenham resguardados.