A tempestade atlântica vai deixar mais chuva e instabilidade

A tempestade atlântica que nos afetou deu tréguas durante algumas horas desta sexta-feira, mas o seu núcleo depressionário não tardará muito em voltar, prevendo-se mais chuva e instabilidade no fim de semana. Confira aqui a previsão!

chuva; tempo instável; vento; tempestade
A tempestade atlântica que nos tem atingido vai continuar durante o fim de semana. Onde vai chover mais?

A depressão fria isolada em altitude oriunda do Atlântico, mais conhecida por Invest 99L, vai continuar durante o fim de semana. Apesar de ter ganho alguma organização no seu centro, não chegou a adquirir características tropicais. Mesmo assim não deixa de ser uma tempestade e de constituir risco de inundação e de outras ocorrências, tais como queda de árvores e potenciais danos em infraestruturas.

Por agora, esta tempestade situa-se a sudoeste do nosso país, prevendo-se que se desloque para nordeste ao longo das próximas horas. Durante o fim de semana ficará a oeste-noroeste do continente luso, gerando condições de instabilidade atmosférica. Nesta sexta-feira o tempo instável dá tréguas durante algumas horas da manhã.

No entanto, a partir do início da tarde de hoje, os aguaceiros convectivos não tardarão em regressar, deixando precipitação moderada a forte em várias regiões do interior Centro e Sul, como em Castelo Branco e Alentejo, acompanhada de trovoada. Aliás, de Lisboa e Vale do Tejo para sul prevê-se chuva fraca a moderada, especialmente no interior. O vento vai soprar moderado a forte de sul, com rajadas máximas de 85 km/h especialmente no Sul e no Centro. A partir de sábado, a depressão deslocar-se-á para outras áreas do nosso território.

Onde vai chover mais durante o fim de semana?

O início da tarde de sábado será um dos período mais críticos do estado do tempo, estimando-se chuva moderada que se deverá manter até ao final do dia, com maior probabilidade de ocorrência nas regiões Norte e Centro, especialmente no Minho e Douro Litoral. É possível que a precipitação possa ser acompanhada de trovoada.

De acordo com o modelo do ECMWF, convém realçar que da serra da Estrela até ao ponto mais austral de Portugal continental, espera-se um cenário meteorológico de chuva suave, algo contínua, apesar do vento fraco a moderado de sudoeste. Os dias nestes territórios serão preenchidos por várias abertas e alguns chuviscos fracos. Aliás, no distrito de Faro deverá estar um dia soalheiro e relativamente calmo, com uma ligeira brisa de oeste. Na restante geografia, o vento vai continuar a soprar moderado a forte do quadrante Sul.

Os termómetros antecipam uma temperatura máxima para a região Norte que não ultrapassará os 23 ºC (distrito de Aveiro). Já na região Centro, a máxima prevista será de 25 ºC no distrito de Santarém, e na região Sul chegará aos 25 ºC em alguns pontos do distrito de Beja.

No domingo o tempo vai estar menos instável. Prevê-se céu muito nublado no Norte e Centro, com algumas abertas no Sul. Existe possibilidade de descarga de chuva fraca, irregularmente distribuída, mas geograficamente mais concentrada no Minho, no Porto, na Beira Interior, em Bragança e em Aveiro. A instabilidade poderá ser acentuada pelo vento que soprará de sudoeste, soprando em geral moderado, com rajadas de 55 km/h.