A super tempestade Eunice trará mais frio e uma gota fria a Portugal

Após as temperaturas altas de hoje, entre sexta-feira e sábado cairá em Portugal continental alguma chuva, fruto da super tempestade Eunice que “abalroará” amanhã as Ilhas Britânicas. Além disso, também a Madeira será atingida por uma gota fria no fim de semana. Confira a previsão do tempo!

chuva, guarda-chuva, tempo, Portugal
Prevê-se panorama meteorológico variável no Continente nos próximos dias bem como uma gota fria à espera de atingir a Madeira.

Após uma quinta-feira de céu predominantemente nublado de norte a sul de Portugal continental, que mesmo assim registou uma significativa subida das temperaturas, com os termómetros a registar máximas acima dos 18 ºC na maioria das localidades a sul de Coimbra, o tempo vai entrar numa fase algo “volátil” nos próximos dias, fruto da super tempestade Eunice que irá atingir com ventos com força de furacão o Reino Unido, já nesta sexta-feira.

Durante a madrugada de hoje ainda ocorreram alguns aguaceiros no extremo norte do país. Entretanto, a precipitação cessou, dando lugar a períodos de céu nublado, com pouco espaço para abertas.

Será então amanhã, sexta-feira (18), que graças a uma poderosa ciclogénese explosiva que irá atingir com violência as Ilhas Britânicas – a tempestade Eunice – uma pequena frente muito debilitada e pouco ativa associada a este sistema tempestuoso irá deixar precipitação fraca e inconstante nas Regiões Norte e Centro do nosso país.

A super tempestade Eunice é um sistema atmosférico de baixas pressões de tal forma colossal, que a sua movimentação provocará um “abanão” suficientemente forte no jato polar, que fará com que recebamos os “restos” da sua composição na nossa latitude – ou seja, a dita frente pouco ativa.

Assim, entre a meia-noite e meio da tarde de sexta-feira, é provável que várias localidades portuguesas pertencentes às regiões supra-citadas sejam, nalgum momento do dia, regadas de forma irregular. Além disso, notar-se-á também uma suavização das temperaturas, isto é, o ambiente irá ficar mais fresco em todo o país.

Começará a fazer-se sentir de maneira mais notória no país também porque a nortada estimulada por Eunice, milhares de km acima das nossas cabeças, contribuirá para a sensação térmica de frio. Serão registadas rajadas de até 50 km/h no litoral Norte em cidades como Viana do Castelo e Porto e nas terras altas poderão alcançar os 65 km/h!

Gota fria à espreita na Madeira

Para a Região Autónoma da Madeira prevê-se, numa primeira fase (dias de sexta-feira e sábado) um episódio de precipitação e vento forte derivados de uma frente. Contudo, será no domingo, dia 20, (provavelmente o mais crítico deste episódio de tempo instável) que o fluxo de Nordeste irá agravar-se com descarga de chuvas ainda mais fortes e abundantes. Espera-se que este cenário de instabilidade persista vários dias no Arquipélago graças à presença de uma gota fria que se desprenderá da corrente de jato.

Nos dias seguintes é possível que essa mesma gota fria enfraqueça e fique mais desorganizada, podendo ser reabsorvida pela corrente de jato. Não obstante, continuará a produzir chuva, por vezes fraca, mas sempre contínua, e vento forte (rajadas de até 65 km/h). Estima-se que até sábado dia 26 a Madeira tenha o potencial de estar sob influência do tempo adverso, de acordo com as atuais previsões do ECMWF, nosso modelo de confiança.

Fim de semana arranca frio e soalheiro no Continente

Em Portugal continental sábado (19) será uma jornada ainda mais fria e soalheira na maior parte do território. Com a frente praticamente dissipada da nossa latitude, apenas com possíveis chuviscos no Alto Alentejo, teremos céu limpo na metade ocidental do país e céu nublado na maior parte do interior. As mínimas estarão próximas aos 0 ºC no Nordeste Transmontano e Beira Alta.

As máximas registarão uma descida acentuada e à exceção de Faro e Beja, todas as capitais distritais registarão valores iguais ou inferiores a 15 ºC. Para o Porto prevê-se 13 ºC, para Coimbra 15 ºC e para Lisboa 14 ºC. O vento continuará a soprar intenso do quadrante Norte.

fim de semana frio; portugal; temperaturas
Neste mapa aprecia-se como as temperaturas vão baixar durante o fim de semana em Portugal continental, com boa parte do interior Norte e Centro a registar geadas na madrugada de domingo.

Para domingo (20) prevê-se subida das temperaturas em todo o país, pelo que teremos um fim de semana de altos e baixos térmicos. As mínimas continuarão bastante baixas, mas as máximas sofrerão um aumento. Por exemplo, no Porto prevê-se 16 ºC e em Coimbra e Lisboa 18 ºC. O céu estará praticamente limpo em toda a nossa geografia continental, voltando o vento de Leste a impor-se e a soprar fraco.

Atenção também ao aviso amarelo e aviso laranja, sexta-feira e sábado respetivamente, por causa da forte agitação marítima na faixa costeira ocidental.

Irá o panorama registar mudanças na próxima semana?

Tudo indica que a situação meteorológica não só irá permanecer estável, como temos por diante mais dias soalheiros ou pouco nublados (atuação do anticiclone de bloqueio) e com tendência para o aumento das temperaturas.

Ainda assim, não se pode descartar a possibilidade alguns aguaceiros fracos e isolados no litoral Norte e talvez noutros pontos do interior, mas, em termos gerais, a chuva, como já vem sendo habitual, será muito escassa. As bacias hidrográficas continuarão a registar níveis hídricos deficitários e a seca agravar-se-á ainda mais, resultando num quadro prejudicial para agricultores e pastores.