A Primavera chegou: que tempo no fim-de-semana?

A Primavera chegou ao Hemisfério Norte e em Portugal, depois do regresso triunfante do Sol, todos os portugueses anseiam pela continuidade de dias soalheiros e de preferência com céu limpo! Espreite a previsão para os próximos dias.

A Primavera chegou ao Hemisfério Norte mas a chuva regressa já amanhã a Portugal.

A Primavera finalmente apareceu e trouxe consigo o sol pelo qual já muitos suspiravam. Já faz algum tempo desde que surgiram em Portugal chuvas torrenciais sob a forma de aguaceiros, ondas com alturas potencialmente devastadoras e tornados rodopiantes bastante assustadores. Muitos devem questionar, face à instabilidade típica do surgimento desta estação do ano, se o período “calmo” do tempo que agora vivemos, pelo ressurgimento entre as trevas nebulosas se este será um sol de pouca dura.

Para os amantes de sol e praia, infelizmente ainda não é desta que vão poder aproveitar o fim-de-semana para usufruir do brilho da estrela regente do Sistema Solar. As previsões apontam para a ocorrência de precipitação em todo o país para os próximos dias, com especial incidência já amanhã.

O regresso da chuva

Prevê-se chuva em todo o território continental, com especial enfoque na Região Norte, onde inclusive poderá desenvolver-se queda de neve no distrito da Guarda a partir dos 1000 metros de altitude durante as noites de sexta e sábado. Em cidades do litoral, como Matosinhos e Póvoa de Varzim, mais propícias a passeios ou corridas com o seu cão pela praia fora, vai chover moderadamente.

Na maioria dos territórios a norte do Tejo, o céu vai estar nublado com chuva moderada e o sol aparecerá ocasionalmente para dar um ar da sua primaveril graça. Na Região Centro, pouco deverá precipitar na capital portuguesa e, mesmo a Este, em territórios escalabitanos como por exemplo Tomar, a chuva não passará de uma simples cócega, sobretudo a partir de sábado.

Representação do acumulado de precipitação ao meio-dia de sábado, 24 de março em Portugal Continental.

Em capitais de distrito do interior português como Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Évora, vai chover pouco, com estes territórios a viverem fases distintas na quantidade de milímetros de precipitação que vão registar nos próximos dias. Se a Norte, a chuva será progressivamente menor nos próximos dias, no Centro e no Sul interior ela diminui no sábado mas volta a aumentar no domingo. O único senão no Norte é que apesar da ausência de chuva no domingo na cidade de Bragança, é bastante provável que as temperaturas desçam arrefecendo os brigantinos com temperaturas negativas em alguns lugares.  

O Sul e as Ilhas afortunadas

Em Beja vai chover com maior incidência em Odemira e Ourique e, à medida que caminhamos para o interior, a chuva pouco se fará notar em cidades como Cuba e Mértola. Mais a sul, em Faro, choverá residualmente amanhã e sábado. No domingo, a capital algarvia registará uma quantidade ligeiramente maior de precipitação mas com o Sol sempre a espreitar pela neblina.

Nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira não se prevê chuva para as capitais Ponta Delgada e Funchal. O céu viverá períodos nublados durante o fim-de-semana pelo que açorianos e madeirenses podem aproveitar o sábado e o domingo para desfrutarem do Sol que espreitará por vezes entre a névoa insular.