A instabilidade atmosférica continua: como será a passagem de ano e os primeiros dias de 2024, em Portugal?

Os últimos dias de 2023 foram marcados pela instabilidade atmosférica, resultante em alguma precipitação, nevoeiro e céu nublado, especialmente nas regiões Norte e Centro. Como será a passagem de ano e os dias seguintes?

A última semana de 2023 tem sido atribulada, do ponto de vista atmosférico, sendo que os modelos de previsão estão em constante atualização e alteração, tornando as previsões a curto e médio prazo mais imprevisíveis.

Contudo, a permanência da nebulosidade em todo o território continental parece certa, tal como a previsão de alguma precipitação dispersa, que poderá atingir a região Norte e Centro ainda hoje.

Para além da precipitação e nebulosidade, as temperaturas máximas de hoje poderão variar entre os 7 ºC, na Guarda, e os 17 ºC, em Faro e Beja. Já as mínimas vão oscilar entre 1 ºC na Guarda e os 10 ºC em Beja, Faro, Lisboa e Viana do Castelo.

E a noite de passagem de ano será chuvosa?

A previsão de chuva pode arruinar os planos de quem gosta de festejar nas ruas a passagem para um novo ano, contudo, à data desta previsão, à meia-noite, não há previsão de chuva para Portugal Continental, nem para o arquipélago dos Açores, como podemos verificar no mapa abaixo.

mapa de nebulosidade e precipitação
Previsão de precipitação para a meia-noite do dia 1 de janeiro, de 2024.

No entanto, é provável que haja ocorrência de precipitação no arquipélago da Madeira, apesar das temperaturas máximas amenas que deverão oscilar entre os 18 ºC e os 20 ºC.

E o início de 2024, como será?

Ainda na madrugada de segunda-feira, dia 1, poderão haver algumas abertas e as temperaturas mínimas irão descer em alguns locais. Os distritos de Bragança e Guarda podem registar 1 ºC negativo, seguidos de Castelo Branco, onde os termómetros devem registar uma temperatura mínima de 0 ºC. Quanto às temperaturas máximas não deverão haver grandes alterações, sendo que também não há, de momento, previsão de chuva para o resto do dia.

Apesar do início do ano ser marcado pela ausência de chuva, este cenário deve alterar-se no decorrer das horas.

Contudo, este cenário pode mudar de figura no início da madrugada de terça-feira, dia 2 de janeiro, onde a precipitação poderá voltar a entrar no nosso território pelo nordeste do continente, dispersando para sul e interior nas horas seguintes.

Ainda na terça-feira, deverá haver um ligeiro aumento das temperaturas máximas, um pouco por todo o país, sendo que a máxima mais alta deverá ser no distrito de Faro e Beja, onde o termómetro poderá atingir os 19 ºC. Já a mínima mais baixa será de 2 ºC no distrito da Guarda, denotando-se, assim, também um aumento pouco significativo das temperaturas mínimas.

distribuição da precipitação
Previsão da distribuição da precipitação na quarta-feira, dia 3 de janeiro, à 1h da madrugada.

Posto isto, será a partir do início da tarde do dia 2 que a chuva se começa a intensificar e a abranger mais locais do país, ainda que mais concentrada nas regiões do Norte e Centro. Acima, podemos observar a distribuição da precipitação já na madrugada de quarta-feira, dia 3, onde são visíveis os locais de maior incidência.

Neste mesmo dia, a temperatura máxima deverá chegar aos 20 ºC no distrito de Beja. Já as mínimas mais baixas poderão ser de 4 ºC para os distritos de Bragança e Guarda.

Para quinta-feira, dia 4, estima-se que a chuva se desloque para Sul durante a madrugada, tendo maior incidência dos distritos do Alto e Baixo Alentejo e Algarve, podendo alastrar para Norte ao longo do dia.

Assim, é aconselhada uma visita regular à nossa previsão, de forma a ser possível acompanhar todas estas oscilações.