
O tempo instável em Portugal irá manter-se nos próximos dias, com mais chuva, neve e vento, reforçados por um centro de baixas pressões secundário associado à Depressão Nelson. O ambiente de inverno mantém-se no fim de semana da Páscoa.
O tempo instável em Portugal irá manter-se nos próximos dias, com mais chuva, neve e vento, reforçados por um centro de baixas pressões secundário associado à Depressão Nelson. O ambiente de inverno mantém-se no fim de semana da Páscoa.
A Depressão Nelson e várias frentes associadas vão continuar a trazer chuva e neve para Portugal continental no que falta da Semana da Páscoa. Haverá tréguas de precipitação nalgumas regiões, mas não em todas. Eis a previsão detalhada do tempo.
Após uma semana da Páscoa muito chuvosa e recheada de fenómenos meteorológicos adversos, muita gente já está de olho na previsão do tempo em Portugal para o mês de abril. Saiba aqui o que esperar.
Amanhã uma frente muito ativa chegará do Atlântico associada à depressão de grande impacto Nelson. Avançará muito lentamente e, alimentada por um rio atmosférico, deixará chuva abundante e pontualmente forte em praticamente toda a geografia de Portugal continental.
Rio atmosférico chegará a Portugal continental nos próximos dias, reforçando a chuva em várias regiões, precisamente nalguns dos dias mais importantes da Semana Santa. Nalgumas regiões os 100 mm serão largamente ultrapassados!
Em poucas horas, o tempo mudará drasticamente em Portugal continental. Primeiro ar polar e neve e depois os ábregos, que darão lugar a chuva abundante e vento forte. As condições meteorológicas irão manter-se adversas durante toda a Semana da Páscoa.
Em menos de 48 horas ocorrerá uma mudança radical do tempo em Portugal continental. Uma massa de ar polar vai invadir o território nacional, provocando uma descida extraordinária das temperaturas e uma queda de neve significativa nalgumas regiões.
Os ábregos são ventos quentes e húmidos de sudoeste, associados às advecções que mais chuva deixam em Portugal continental, afetando mais zonas com precipitação do que qualquer outro tipo de advecção.
O modelo de referência da Meteored mantém a aposta numa Semana Santa com várias depressões e chuva, mas nem todas as regiões serão afetadas da mesma maneira, nem choverá todos os dias. Eis a análise ao cenário mais provável à data de hoje.
Nas próximas horas uma gota fria aparecerá ao largo da costa de Portugal continental, o que deixará o nosso país à mercê de aguaceiros de lama, potencialmente acompanhados de trovoada e granizo.
A semana que antecede a semana da Páscoa será marcada pela chegada de uma gota fria que poderá deixar aguaceiros localmente fortes em várias zonas de Portugal e uma intrusão maciça de poeiras do Sara que poderá originar a famosa "chuva de lama".
A descolagem de uma gota fria em direção ao Cabo de São Vicente produzirá uma mudança no estado de tempo em Portugal. Espera-se uma intrusão maciça de poeiras do Saara e alguns aguaceiros, por vezes de lama, e potencialmente acompanhados de trovoada.