Flor-de-cera negra: conheça a flor exótica em formato de estrela e saiba como cultivá-la
Esta planta, do tipo trepadeira, é versátil, resistente e pouco exigente quanto à manutenção. Conheça mais sobre esta espécie exótica de pequenos cachos com flores carnudas com o formato de estrela.

A flor-de-cera negra, chamada cientificamente de Hoya Publicalix Dark Red, é uma planta do tipo trepadeira, de folhas espessas e brilhantes, e com pequenas e delicadas flores carnosas que se agrupam em cachos e lembram o formato de estrelas, com os miolos vermelhos e as pontinhas bordô bem escuro, quase negras.
Esta flor possui origem em regiões tropicais da Ásia e das ilhas do Pacífico, e encanta pela beleza das suas cores e pelo formato singular. A planta pode atingir até 5 metros de altura, e as flores medem cerca de 1,5 cm de diâmetro. E uma curiosidade: ela exala um perfume agradável à noite.
Veja abaixo os detalhes sobre o cultivo desta bela flor.
Como cultivar a flor-de-cera negra
A flor-de-cera pode ser cultivada em vasos ou diretamente no jardim. Se for em vasos, use um pequeno, de no máximo 20 cm de diâmetro. Para o plantio direto no jardim, basta abrir um ‘berço’ para a muda, colocar o torrão da planta e cobrir com o substrato. Como é uma flor trepadeira, pode ser plantada também em vasos suspensos.
O substrato deve ser rico em matéria orgânica, aquele com bastante nutrientes, e bem leve e solto. Deve ter boa drenagem, e o ideal é que seja composto por: casca de arroz carbonizada, perlita, turfa e casca de pinus compostada e triturada.
Sobre a luminosidade, ela precisa de claridade mas não pode receber luz solar direta, pois pode queimar as folhas. Por isso, deve ser cultivada num local com meia-sombra.
A rega vai depender da estação do ano. Se for no verão, cerca de 3 a 7 vezes por semana, e se for no inverno, de 1 a 2 vezes por semana, e sempre a cuidar de qualquer forma para não encharcar o solo, pois apodrece as suas raízes e favorece o aparecimento de fungos.

Sobre a adubação, pode ser feita a cada três meses com húmus de minhoca, bokashi ou esterco animal. Se for adubação inorgânica, pode ser realizada a cada dois meses.
A floração ocorre durante a primavera e o verão. E vale a pena realçar que esta é uma flor de crescimento lento, sendo assim, tem de ter bastante paciência no cultivo. A floração acontece após alguns anos de cultivo. Desta forma, caso a sua muda tenha menos de um ou dois anos, é normal que ela não floresça.
A flor-de-cera não possui muita resistência ao frio. Por isso, caso a região do cultivo seja fria na maior parte do ano, é melhor investir numa estufa.
Um detalhe importante: depois da flor murchar, não corte os pedúnculos (semelhantes a uma cotonete). Por serem perenes, elas irão florescer nos mesmos pedúnculos.
Referências da notícia
Flor-de-cera negra: como cultivar a trepadeira exótica. 01 de dezembro, 2021. Bruna Cezario e Alex Alcantara.
Aprenda como cultivar flor-de-cera com dicas simples!. 15 de dezembro, 2022. Redação Blog Petz.
Flor de cera: conheça essa planta exótica e suas variedades. 2025. Redação Westwing.