O Natal “mais autêntico de Portugal” acontece numa aldeia da Serra da Estrela

Sem plástico nem artifícios, uma pequena aldeia da Serra da Estrela celebra o Natal com luzes artesanais, tradição comunitária e um espírito que parece saído de um filme. Já a conhece?

Aldeia Natal Cabeça
O Natal mais genuíno do país. Foto: Cabeça Aldeia Natal//Ricardo Mendes

Esqueça as grandes instalações de luzes, as árvores falsas e o Natal artificial. Há uma aldeia Natal onde tudo é feito à mão, luz a luz, decoração a decoração. Tudo é pensado e produzido em comunidade, sempre em harmonia com a natureza.

O Natal mais autêntico é em Cabeça, no concelho de Seia, com luzes artesanais, tradição serrana e um ambiente que parece saído de um filme.

Já ouviu falar sobre o Natal de Cabeça? Aqui os cerca de 200 moradores metem mãos à obra para iluminar e decorar todas as ruas, utilizando materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Sim, giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados, são transformados em decorações de Natal. Até a própria lã da serra da Estrela.

A aldeia Natal mais ecológica do país

“Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito de Natal de comunhão e partilha”, lê-se no site. Não é por acaso, afinal, que a Aldeia de Natal é conhecida como a mais ecológica do país. "Tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira."

A edição deste ano começou a 6 de dezembro de 2025 e dura até 1 de janeiro de 2026. Todos os anos é um sucesso — e a 13.ª edição não será exceção.

O melhor é que não são só as decorações que merecem ser vistas. É que o ambiente que ali se sente é realmente especial — e único. Aliás, a comunidade recebe os visitantes tão bem que lhes abre as portas e os portões das suas casas e garagens para venderem vários produtos, como comida, bebida, decoração e artesanato. É o verdadeiro significado da expressão “fazer sentir em casa”.

"Quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes.”

Pode contar com oficinas de brinquedos, concertos, atuações de rancho, oficinas de doces, e muito mais. Pode consultar o programa completo online.

Ainda assim, é ao entardecer que a magia acontece. É que é nessa altura em que os milhares de luzes de tecnologia led iluminam as ruelas e as casas típicas em xisto. “Recorde-se que Cabeça foi a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono", avançam os responsáveis. Além disso, esta é uma das primeiras freguesias nacionais com cobertura wi-fi gratuita.

Os preparativos

E, claro que tudo tem de ser feito com alguma antecedência. “Natal é quando um homem quiser e, para as gentes de Cabeça, os preparativos das festividades começam aos primeiros dias de outono”, lê-se no site Aldeias de Montanha. “Na aldeia montanhosa, situada num morro (ou cabeço) da encosta norte da Serra da Estrela, todos os habitantes ajudam a erguer uma das mais genuínas e sustentáveis festas natalícias do território nacional.”

Aldeia Natal Cabeça
Tudo é pensado ao pormenor. Foto: Cabeça Aldeia Natal//Pedro Ribeiro

Até ao dia da abertura oficial da Aldeia Natal, os habitantes de Cabeça reúnem-se no final de um dia de trabalho para a confeção das decorações de Natal. "Tudo é feito ao mais ínfimo pormenor por mãos sábias e jovens que querem fazer perdurar esta festa de montanha."

Mesmo fora época festiva, há motivos para visitar Cabeça. “A descoberta do património cultural e de natureza da aldeia, com destaque para os socalcos que os agricultores locais moldaram ao longo de séculos e que agora se materializam em duas rotas das mais atrativas da serra da Estrela (a Rota dos Socalcos e a Rota da Ribeira de Loriga).” Parece que as gentes de Cabeça honram as tradições todos os dias do ano.