Uma geóloga chilena revela como é que a Cordilheira dos Andes se formou!

Um orgulho científico para o Chile! Descubra o que Valentina Espinoza revela na sua investigação sobre os mistérios geológicos escondidos na mais longa cadeia montanhosa da Terra e as prováveis razões da sua forma atual.

Cordilheira dos Andes; lamas; Perú
A Cordilheira dos Andes é o lar de uma variedade requintada de flora e fauna, única na Terra.

A Cordilheira dos Andes esconde grandes mistérios que, graças ao impulso daqueles que se dedicam à ciência da geologia, temos hoje acesso a uma parte do seu conhecimento. Nos últimos 15 milhões de anos, a dinâmica da placa tectónica sul-americana abrandou devido a duas transformações abruptas.

Segundo os peritos, estas mudanças foram responsáveis pelo alargamento efetivo desta cadeia montanhosa. Mas como é que a maior cadeia montanhosa do nosso planeta atingiu a sua colossal dimensão?

Para dar uma resposta, os investigadores da Universidade de Copenhaga desenvolveram um novo método para estimar a velocidade das placas tectónicas da Terra. Um tremendo desafio que foi liderado por uma mulher chilena.

Quando as placas tectónicas se deslocaram lentamente

Os resultados do estudo, publicados em Cartas de Ciência da Terra e Planetária, são surpreendentes. As duas desacelerações repentinas tiveram origem durante períodos de tempo em que a Cordilheira dos Andes estava a subir de altitude a alta velocidade, enquanto estava a ser comprimida.

Valentina Espinoza, primeira autora da investigação e geóloga da Universidade de Concepción (UdeC), diz que "este resultado poderia indicar que parte da cordilheira pré-existente funcionou como um travão, tanto para as placas Nazca como para as placas sul-americanas. À medida que as placas abrandavam, as montanhas alargavam-se."

Valentina Espinoza
Valentina Espinoza lidera este estudo para revelar a ciência por detrás da Cordilheira dos Andes. Fonte: Valentina Espinoza: La Tercera.

Os resultados são espantosos, uma vez que há cerca de 10 a 14 milhões de anos, a placa sul-americana teria abrandado em 13%. Além disso, desacelerou 20% no período entre 5 e 9 milhões de anos atrás.

Embora, na escala temporal geológica, estas mudanças sejam significativamente rápidas, haveriam dois desencadeadores para esta abrupta desaceleração, principalmente na América do Sul.

A forma atual da Cordilheira dos Andes deve-se à...

Os investigadores trazem a hipótese de que uma das razões poderia estar relacionada com um fenómeno conhecido como "delaminação". Mas o que é que eles querem dizer com este conceito? É provável que material instável sob a Cordilheira dos Andes, em enormes quantidades, se tenha afundado no manto terrestre, fazendo com que as placas realinhassem a sua forma.

Há ainda muitas coisas que não sabemos. Porque é que se tornou tão grande? A que velocidade se formou? Como é que a cordilheira se sustenta a si própria? E acabará por entrar em colapso? - Valentina Espinoza.

Esta seria a chave para a expansão lateral dos Andes, tanto para o Chile (expansão para oeste) como para a Argentina (expansão para leste). Posteriormente, o movimento da placa abrandou devido à acumulação de material que a tornou mais pesada.

Valentina Espinoza, atualmente a fazer o seu doutoramento na Universidade de Copenhaga, diz que "se esta explicação estiver correta, diz-nos muito sobre como esta enorme cadeia montanhosa foi formada". Uma segunda resposta à desaceleração da placa está associada ao padrão de calor que vem do interior do nosso planeta. Ou seja, este calor ter-se-ia deslocado para a zona onde as placas tectónicas da Terra se deslocam.