Tutankhamon ordenou a criação de uma adaga com material extraterrestre

Aconteceu em 1922. O egiptólogo britânico Howard Carter, após uma longa expedição ao Vale dos Reis, antigamente em Tebas, encontrou a câmara tumular de um faraó até então perdido. Veja aqui o que encontrou!

Tutankhamon
A adaga de Tutankhamon é feita de materiais extraterrestres, uma vez que parte do punho foi forjado a partir de metal de meteorito.

Na câmara tumular que Howard Carter encontrou havia riquezas, tesouros e luxos que nunca tinham sido encontrados em qualquer outro espaço semelhante. Entre eles, estava uma pequena espada de ferro em perfeito estado de conservação. O que Carter não sabia era que tinha encontrado a adaga de Tutankhamon.

Entre outros artefactos que foram retirados deste sítio arqueológico, a adaga de Tutankhamon foi levada para uma análise mais aprofundada na Europa. Na altura, já se sabia que o faraó tinha reinado durante a 18ª Dinastia do Antigo Egipto, o que corresponde ao século XIV a.C. No entanto, Carter não sabia que a espada que tinha encontrado era feita de meteoritos.

A adaga de Tutankhamon

Como documentado pela National Geographic, juntamente com a adaga de Tutankhamun, foram encontrados outros 5 mil objetos. Desordenados dentro do túmulo, eles "permitiram-nos aprender mais sobre as técnicas de ourivesaria da época e o breve reinado" do faraó, de acordo com a revista.

Máscaras douradas, pedras preciosas e trabalhos em ouro da mais alta qualidade acompanharam o faraó na sua passagem para a vida após a morte. Apesar da beleza dos artefactos, as técnicas de fundição de ferro ainda não eram conhecidas na altura. Por esta razão, alguns cientistas sugeriram a possibilidade de a adaga de Tutankhamon ser de origem extraterrestre.

Durante anos, esta presunção foi acompanhada de mitos sobre a maldição que recairia sobre qualquer pessoa que ousasse profanar o túmulo do antigo governante egípcio. Embora nunca tenha havido provas científicas conclusivas para apoiar estes factos, uma aura de mistério rodeava Tutankhamon e todos os seus bens.

Vários anos após estudos da adaga - e das suas outras posses - um novo estudo da Universidade de Chiba, no Japão, revelou que a arma branca é de facto feita de materiais provenientes do espaço.

Uma arma com lâminas feita de meteoritos

É assim que os cientistas da Universidade de Chiba o descrevem, num estudo recentemente publicado na Biblioteca Wiley Online: "A alta qualidade deste objeto de ferro indica que a capacidade de trabalhar ferro de meteorito estava bem estabelecida na altura. No entanto, o seu método de fabrico permanece pouco claro", escrevem os autores.

Os cientistas japoneses têm várias teorias sobre o processo de fabrico. O primeiro diz que a adaga de Tutankhamon foi feita de trabalho a frio, "na qual um meteorito de ferro é cortado e polido". O segundo sugere exatamente o contrário: "envolve a fusão a alta temperatura e subsequente fundição". Finalmente, os autores sugerem que a arma pode ter sido aquecida a baixas temperaturas e depois forjada.

A adaga de Tutankhamon foi forjada num território que corresponde, atualmente, à Síria. Os autores do estudo afirmam que o material utilizado é proveniente de meteoritos.

Ao contrário do que se acreditava anteriormente, os cientistas revelaram que esta não foi feita no Egipto. Em vez disso, a partir das Cartas Amarna - um conjunto de tábuas (correspondências) que continham acordos diplomáticos entre o Egipto e outros reinos mediterrânicos - percebeu-se que a espada vinha de Mitanni, um território que corresponde à atual Síria.