Os resultados incríveis que a terapia com animais de estimação alcança, os benefícios trazidos ao mundo científico

Várias investigações e estudos científicos demonstraram que os animais são benéficos para a saúde. Na presença de desconforto ou deficiência mental ou física, eles representam um apoio muito importante, se não fundamental, com efeitos claros no bem-estar do paciente.

Terapia de animais de estimação
Rios de investigação e estudos científicos demonstraram que os animais são bons para a sua saúde.

Atualmente conhecida em todo o mundo, a terapia com animais de estimação (pet therapy) é uma interação guiada entre uma pessoa e um animal treinado, com o objetivo de ajudar essa pessoa a ultrapassar um problema de saúde ou uma perturbação mental, em paralelo com as terapias e tratamentos de saúde tradicionais já utilizados.

Rios de investigações e estudos científicos demonstraram que os animais são benéficos para a saúde. Na presença de desconforto ou deficiência mental ou física, representam um apoio muito importante, se não fundamental, com efeitos claros no bem-estar do paciente.

O Homem sempre se rodeou de animais de estimação para se sentir melhor, mas desde há vários anos que os melhores amigos do Homem são também utilizados com sucesso no setor da saúde. Mesmo em Itália, todas as regiões, de norte a sul, têm uma unidade que gere um projeto de terapia assistida por animais: de escolas a comunidades de recuperação, de hospitais a instituições penitenciárias.

Características da terapia com animais de companhia

Vários estudos científicos demonstraram que, durante as sessões de terapia com animais de estimação, a ansiedade diminui, a pressão arterial diminui, o açúcar no sangue e o ritmo cardíaco baixam e, subsequentemente, os níveis de cortisol e endorfina, as chamadas hormonas do bem-estar, aumentam.

Terapia de animal de estimação
As pessoas que mais beneficiam são as pessoas com deficiências físicas ou mentais e os idosos.

Claro que nem tudo acontece de um dia para o outro. A terapia com animais de estimação leva tempo a funcionar e pode ser um longo percurso. Há muitos profissionais envolvidos: educadores, veterinários, mas também médicos de família ou pediatras, especialistas, prestadores de cuidados e assistentes sociais que trabalham e colaboram entre si para que, graças aos amigos de quatro patas, se obtenham efeitos positivos surpreendentes na saúde ou mesmo apenas na saúde. A psique dos doentes.

É frequente encontrarmos cães e gatos em ação, mas também cavalos, burros, coelhos e outros animais de quinta. A terapia com animais de estimação permite manter o contacto com a natureza e o intercâmbio com outro ser vivo, enriquecendo a pessoa em muitos aspetos.

Entretanto, ajuda a abrir-se ao exterior, recuperando ou descobrindo a sua própria natureza instintiva, desenvolvendo a partilha e o respeito pelas necessidades dos outros, ajudando a ultrapassar traumas, doenças e medos graves, melhorando o auto-conhecimento.

Os benefícios da terapia com animais de estimação

Todos estes aspetos, combinados com a possibilidade de se conhecerem melhor e de ultrapassarem muitos bloqueios físicos e emocionais, fazem da terapia com animais de estimação uma abordagem realmente útil para todos. O contacto com os animais ajuda muito do ponto de vista motor. Mesmo para quem sofre de depressão, o contacto com um animal é estimulante.

Terapia de animal de estimação
Todos estes aspetos, combinados com a possibilidade de nos conhecermos melhor e de ultrapassarmos muitos bloqueios físicos e emocionais, fazem da terapia com animais de estimação uma abordagem realmente útil para todos.

As pessoas que mais beneficiam são as pessoas com deficiências físicas ou mentais e os idosos. Especialmente aqueles que sofrem de solidão e vivem em lares de idosos. O contacto direto com os animais ajuda-os a encontrar serenidade e alegria.

Os doentes que sofrem de Alzheimer e de outros tipos de demência, com uma hora e meia por semana na companhia de animais, parecem registar uma diminuição da inquietação, das insónias e até das quedas.

Nas pessoas autistas, a terapia com animais de estimação revelou-se importante para melhorar o funcionamento social e comportamental. Ao apoiar a reabilitação emocional, psicológica e motora, a terapia assistida por animais também se revelou útil em casos de hospitalização, quando os períodos de internamento são muito longos.

A presença de um animal melhora as capacidades de recuperação e de reabilitação da pessoa doente. Para não falar da dádiva mais preciosa que os animais podem oferecer aos doentes, sobretudo aos mais jovens.