O que varremos quando varremos o pó? Não vai acreditar!

Mesmo que não o vejamos, o pó está sempre lá. Como um fantasma que só pode ser visto à luz, o pó está sempre lá, pronto a aterrar nos nossos móveis. E se pensamos que é apenas terra, estamos muito enganados.

O pó doméstico
O pó doméstico é composto por milhões de partículas de variadas naturezas.

A atmosfera da nossa casa está repleta de partículas microscópicas. E não importa quantas vezes limpamos, não há vassoura ou aspirador que derrote de uma vez por todas o principal inimigo da arrumação doméstica: o pó. Mas, o que é exatamente o pó, de que é feito? E por que é tão difícil eliminá-lo completamente?

A poeira é considerada uma partícula de menos de 75 micrómetros. Isto é equivalente a algo como a largura de um cabelo humano. Mas, uma característica distintiva do pó, para além do tamanho, é o tempo de suspensão no ar e a velocidade a que este se instala nas superfícies. Uma esfera de metal que cai ao chão não é pó. Por outro lado, uma partícula de lã de algodão é.

A poeira é considerada uma partícula de menos de 75 micrómetros. Isto a algo como a largura de um cabelo humano.

Alguns estudos afirmam que até 10 milhões de pequenos objetos por metro cúbico de ar podem estar a flutuar nas nossas casas. São 10 milhões de partículas que, mais cedo ou mais tarde, acabarão por aterrar no mobiliário da sala de estar. Obviamente, a quantidade e composição destes "fantasmas" domésticos variará dependendo da estação do ano, hábitos de higiene, localização da casa e outros fatores.

Pó
De que é feito o pó doméstico?

Esta pilha de partículas é muito diversificada, e pode conter, em proporções variáveis, pedaços de amianto, pneus derretidos, sal marinho, areia do deserto, cadáveres de insetos, e até mesmo restos microscópicos de cometas que entraram na atmosfera terrestre. No entanto, um dos principais componentes do pó doméstico... somos nós próprios.

Ao pó voltamos?

Segundo explica o site de ciência Veritasium, a cada hora o nosso corpo produz 20 milhões de células de pele. Estas novas células empurram as anteriores, que se desmancham e nos "deixam". Por dia, então, somos capazes de perder quase 500 milhões de células mortas, que pesam entre 1 e 2 gramas. Num ano, isto equivale a meio quilo de pele.

Mas isto não é tudo. "Não é apenas a pele que estamos a mudar. Milhares de pequenos organismos vivem no nosso corpo. Um microbioma cheio de bactérias, fungos e ácaros. A cada hora, vertemos cerca de 1 milhão de micróbios numa nuvem que se estende num raio de 1 metro à volta do corpo", diz o Doutor em Física e divulgador científico Derek Muller.

Efetivamente, os ácaros - que se alimentam da nossa própria pele morta - também compõem o pó que varremos e limpamos. Calcula-se que uma colher cheia de pó pode conter cerca de 1.000 ácaros, e 250.000 das suas fezes. De facto, esta é a principal causa da chamada alergia ao pó. Os ácaros e as suas fezes.

As nossas células são tão pequenas e leves que o ar as transporta muito facilmente. Foi calculado que quando fazemos as nossas camas, ao abanarmos os lençóis, a quantidade de escamas da pele num metro cúbico de ar aumenta de 21 mil para 107 mil.

Então, que percentagem representa a pele no pó doméstico? É difícil de determinar porque está misturado com todas as outras partículas que circulam no ar, mas estima-se que seja responsável por até metade do pó que limpamos diariamente.

youtube video id=T4Tax3yN6II

"Num estudo, uma pessoa foi colocada numa sala limpa durante 90 minutos. Os cientistas identificaram então quem estava na sala sem utilizar ADN, mas com a impressão digital característica da sua nuvem microbiana. A equipa disse que isto sugere uma aplicação forense para bioaerossóis em interiores. E talvez um dia usaremos nuvens de pó microbiano para resolver crimes", acrescenta Muller.

Portanto, por muito que nos esmeremos a aspirar e varrer, é uma luta contra moinhos de vento. Nunca poderemos eliminar completamente o pó, porque, literalmente, somos nós.