O que são estas misteriosas bolas de gelo vistas na Finlândia?

Esta semana surgiram umas misteriosas bolas de gelo na ilha de Hailuoto, na Finlândia. Uns dizem que é caviar monstruoso, outros que provêm dos dinossauros. Que fenómeno existe por detrás destas esferas?

Juan José Villena Juan José Villena Alfredo Graça 10 Nov. 2019 - 20:43 UTC

Nos últimos dias as fotos de dois habitantes de Oulu, uma localidade finlandesa que se situa na costa do mar Báltico, estão a dar a volta ao mundo. Estas imagens não foram captadas ali, mas sim na pequena ilha de Hailuoto, que fica a uns 30 minutos de ferry da pequena povoação. Tarja Terentjeff, uma das autoras, explicou na quarta-feira passada ao canal de televisão CNN este achado. “É um fenómeno incrível, nunca o tinha visto antes”, afirmou Tarja. “A praia inteira estava cheia destas bolas de gelo”.

Os utilizadores das redes sociais especularam muito sobre a sua origem, quase todos em tom humorístico. Alguns atribuíram a sua presença aos extraterrestres, outros concluem que são ovos de dinossauro ou “caviar monstruoso”. A explicação deste fenómeno é muito mais terrestre. O Instituto Meteorológico da Finlândia veio responder à questão e acredita que a origem destas bolas está num núcleo de compactação, como uma rocha ou uma parte duma planta, em redor da qual começa a formar-se e a unir-se o gelo.

Isto deve produzir-se numa área com pouca profundidade e em condições de ondulação e vento débeis. Com estes fatores, a camada mais superficial da água, que começa a congelar nestas datas, gera uns ‘caroços’ de gelo cujo balancear vai evoluindo para esferas. Segundo os testemunhos, algumas tinham o tamanho de bolas de ténis, ou inclusivamente algo maior. Há um ano atrás em Lohtaja, outra povoação na costa do mar Báltico, também assistiu a formações semelhantes mas com um tamanho superior, de até um metro de diâmetro! Neste caso, a agência finlandesa estimou que o ponto de partida das bolas foram as rochas que estavam em contacto com a água.

Publicidade