O morango mais pesado do mundo equivale a um coração humano

A semana passada desvendou mais um recorde do mundo, neste caso, do ponto de vista agrícola. A certificação da fruta mais pesada do mundo correspondeu à quebra de um recorde com mais de 32 anos. Fique a saber mais sobre este assunto, aqui!

Morango.
Imagem de uma malformação num morango, muito idêntica à que se verifica no morango recordista.

Numa tradução livre de chunk, é um verdadeiro naco de fruta aquele que foi recentemente certificado pelo Guinness World Records (GWR) como o morango mais pesado alguma vez registado na história. Com cerca de 18 centímetros (cm) de comprimento, 4 cm de espessura e 34 cm de perímetro, o dito morango, apelidado de “Chunky Boi”, pesa qualquer coisa como 289 gramas e cresceu numa horta em Israel.

Para que se tenha uma ideia, este morango (de uma variedade local denominada Ilan) cultivado com extrema dedicação por Ariel Chahi, tem um peso aproximadamente cinco vezes superior ao peso médio de um morango normal desta variedade. Para além disso, pesa o equivalente ao coração de um ser humano adulto, algo totalmente inédito para um fruto que sempre foi associado à sua pequena dimensão.

O anterior recordista tinha sido descoberto no Japão, no fim da década de 80 do séc. XX.

Este morango sobredimensionado foi descoberto na quinta da família Chahi, na localidade de Kadima Zoran, perto da cidade costeira de Netanya, ainda durante o ano de 2021 sendo que, segundo o seu proprietário, foi imediatamente detetado um forte potencial para um fruto que conseguisse facilmente quebrar o recorde do mundo. Assim, o morango foi guardado durante meses num frigorífico, com o claro objetivo de sobreviver em condições até poder ser analisado pelos peritos do GWR.

O peso total deste exemplar (289 gramas) foi registado incluindo o peso do caule e, para além da comparação com o peso médio desta variedade de morangos e com o coração de um ser humano adulto, foi ainda possível comparar com o peso de alguns dos telemóveis mais vendidos na atualidade. Foi possível constatar que este morango pesa mais do dobro de alguns dos smartphones que utilizamos diariamente.

Condições de cultivo

O surgimento de um fruto destas dimensões fez com que muitos internautas se questionassem sobre como foi possível tal situação. Segundo relatos do agricultor israelita e do GWR, a área onde o morango foi colhido experimentou, entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2021 temperaturas muito baixas. Isto fez com que o amadurecimento do fruto fosse muito retardado, sem nunca pôr em causa o contínuo ganho de peso.

youtube video id=bKYAPTRgvO4

Para além disso, as condições de temperatura verificadas permitiram que o morango se desenvolvesse de forma mais lenta do que o habitual, sendo que se contaram 45 dias desde a floração até ao seu desenvolvimento total. É certo que este morango gigante só foi possível porque os fatores acima identificados permitiram uma alteração do padrão habitual do crescimento dos morangos que confluíram neste de anormal tamanho.

O anterior recordista tinha sido descoberto no Japão, no fim da década de 80 do séc. XX. O agricultor Koji Nakao, de Fukuoka, conseguiu, naquela altura, certificar um morango cultivado por si, com um peso de aproximadamente 250 gramas.

Em Portugal, bem como na restante Península Ibérica, locais onde a produção do morango tem alguma relevância no panorama agrícola, não é expectável que uma situação deste género se verifique nos próximos tempos, principalmente devido à escassez de água que esta região enfrenta. No entanto, nunca é de mais salientar que o surgimento do “Chunky Boi” se deveu a uma anomalia, neste caso, do ponto de vista térmico.