NASA decide adiar missões tripuladas à Lua para 2025. Saiba o motivo!

A NASA adiou o lançamento da missão Artemis II, a primeira a enviar astronautas à Lua em mais de 50 anos! Agora só em 2025. Saiba o motivo!

Homem na Lua
Afinal, não vai ser este ano! A NASA decidiu adiar viagem tripulada à Lua para setembro de 2025!

É sabido que a NASA pretende continuar a exploração humana da Lua, porém, a agência espacial decidiu adiar a missão Artemis II, que deveria acontecer já este ano! Entenda porquê.

Na missão Artemis II, a NASA levará 4 astronautas (Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen) pela primeira vez à órbita da Lua em mais de 50 anos, incluindo uma mulher e uma pessoa não branca.

A agência decidiu adiar a missão tripulada Artemis II, que deve sobrevoar a Lua, para 2025, e a Artemis III para 2026, que enviará astronautas à superfície lunar.

Sem dar muitos detalhes, a agência explicou que o adiamento ocorreu por motivos de segurança. Segundo a NASA, os engenheiros estão a trabalhar para resolver o sistema de ventilação e controlo de temperatura. Além de que o tempo será útil para que as empresas parceiras, SpaceX e BlueOrigin, consigam testar e aprimorar os equipamentos em desenvolvimento.

Numa conferência de imprensa, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse que a segurança da tripulação é a sua prioridade máxima e que as missões Artemis precisam de “mais tempo” para ficarem prontas. “Quero anunciar que estamos a ajustar o nosso cronograma para enviar a Artemis II em setembro de 2025, e a Artemis III até setembro de 2026”, explicou Nelson e ainda completou: “Não voaremos até estarmos prontos, a segurança é fundamental.”

Artemis II servirá de prelúdio para Artemis III, a missão que pretende enviar pela primeira vez astronautas ao polo sul da Lua e que foi adiada de 2025 para 2026. Nelson frisou que a mudança no cronograma não altera os planos da missão Artemis IV, um segundo pouso lunar que está previsto para setembro de 2028.

O programa de exploração lunar Artemis foi concebido como um primeiro passo para os homens chegarem a Marte e começou em 2022 com o sobrevôo da Lua por uma missão não tripulada, a Artemis I. Porém, este sobrevoo enfrentou diversas falhas!

Solucionar problemas para alcançar voos maiores!

Durante o sobrevoo da Artemis I, a cobertura da nave espacial Orion sofreu desgastes inesperados que os técnicos da NASA estão a tentar resolver, detalhou Amit Kshatriya, vice-administrador do programa “Da Lua a Marte” da NASA. Naquela ocasião, houve um problema com o escudo térmico da nave, que acabou perdendo mais material do que o esperado durante a reentrada na atmosfera.

Além disso, a agência também tenta superar questões relacionadas às baterias, hardware, ventilação do ar e controlo de temperatura da nave espacial Orion.

A Artemis II levará os primeiros humanos de volta à Lua desde o fim da missão Apollo. Em 2026, quando a nave Orion for lançada, a bordo do sistema de lançamento espacial desenvolvido especialmente para esses projetos, levará quatro tripulantes para dar uma volta ao satélite e retornar à Terra.

Já a Artemis III tem um objetivo ainda mais ambicioso: não só levará os astronautas de volta à Lua, mas pousará no solo lunar para a primeira caminhada humana, pela primeira vez, no polo sul.

Este projeto não deve parar por aqui! Artemis é uma campanha de exploração de longo prazo que pretende estudar a Lua, a fundo, e preparar-se para futuras missões humanas a Marte, afirmou Amit Kshatriya. A Artemis IV, prevista para 2028, manteve a sua data, e o seu objetivo será colocar a Gateway, uma espécie de estação espacial lunar na órbita do satélite.