Deslizamento de terra e avalanche: há diferença?

Os deslizamentos de terra e as avalanches são desastres geológicos naturais que causam danos económicos, físicos e podem até mesmo resultar na trágica perda de vidas humanas, ao longo dos anos. Saiba mais aqui!

avalanche
Avalanche, também denominada movimento de massa, são pequenas ou grandes quantidades de massa de materiais que deslizam, caem ou fluem sobre o declive do relevo terrestre.

Estes desastres geológicos geralmente ocorrem em regiões inclinadas e podem causar danos massivos, especialmente quando têm lugar perto de áreas residenciais.

O impacto de uma avalanche ou de um deslizamento é definido pela geologia subjacente, pela velocidade de fluxo, pela distância percorrida e pelos detritos gerados. Mas afinal, qual é a diferença entre eles?

Avalanche

Uma avalanche é um fenómeno geológico que é fruto da movimentação de uma grande massa de gelo ou neve num terreno escorregadio. No entanto, as avalanches podem ocorrer de modo quase impercetível, como também podem acontecer de um modo e intensidades abruptas, causando mudanças significativas na paisagem onde ocorrem.

Regiões montanhosas com declive acentuado são mais propícias à ocorrência de avalanches. O intemperismo (agentes químicos e físicos que desgastam rochas e solos) e a fragmentação de rochas também contribuem para a ocorrência das mesmas.

youtube video id=kjMonaUIJuY

Uma avalanche é geralmente desencadeada pela interação entre o terreno, o clima adverso e a neve. No entanto, algumas atividades humanas, como a prática de ski, também podem desencadear uma avalanche. Para além disto, as avalanches tendem a crescer em volume e massa à medida que ganham aceleração no declive.

Os terramotos, a queda de árvores ou o apodrecimento das suas raízes, as inundações e a erosão também são fatores que podem ocasionar uma avalanche.

Deslizamento de terra

O deslizamento de terra é um tipo de movimento de massa e caracteriza-se pelo escorregamento de trechos de solo, pedaços de rocha e outros detritos ao longo de uma encosta de serra, morro ou montanha.

Este é desencadeado por fatores naturais, condicionados pelas fortes chuvas e pelas características relativas ao solo e ao relevo, bem como por fatores antrópicos, entre os quais a desflorestação de encostas e as construções em áreas irregulares.

Quando acontecem em áreas urbanizadas, os deslizamentos de terra implicam grandes perdas materiais e consequências graves para a população, como a destruição de suas residências, ferimentos e até mesmo mortes.

deslizamento de terra
Deslizamento de terra na Grécia.

Curiosamente, os deslizamentos de terra também podem ocorrer debaixo de água e em ambientes costeiros. Apesar de ambos serem fenómenos naturais, as atividades humanas invasivas, como a desflorestação, a construção desenfreada e o cultivo em regiões inadequadas acabam por desestabilizar o terreno frágil das montanhas, provocando este tipo de desastre geológico que pode resultar em tragédia.

É importante destacar que as árvores ajudam a “segurar” o solo, prevenindo este tipo de catástrofe. Por isso, é comum vermos campanhas de consciencialização sobre a importância da presença de árvores em locais estratégicos como estes.