Arcturus: variante da covid-19 que mostra um sintoma peculiar nas crianças

Uma nova variante da covid-19 chamada Arcturus que está a causar um surto de novos casos na Índia parece ter alguns sintomas únicos em crianças, afirmam os especialistas.

Variante covid-19
A variante XBB.1.16, uma subvariante da Omicron, já foi detetada em 22 países, incluindo Singapura, Austrália, Reino Unido e EUA.

Acredita-se que esta nova variante é responsável por um pico de infeções na Índia, levando o governo a tomar novas medidas para impedir a sua propagação, incluindo o restabelecimento de algumas leis de bocal e a realização de exercícios nos hospitais.

A Índia registou 11.109 novos casos na sexta-feira, afirmou o Ministério da Saúde do país, correspondendo a um aumento acentuado de 7.830 novos casos de covid-19 relatados nas últimas 24 horas. Os números relatados são os mais elevados em oito meses; o número de casos ativos atingiu os 49.622.

A propagação da variante, detetada pela primeira vez em finais de Janeiro, preocupa os especialistas, pois parece apresentar sintomas únicos em crianças, um dos quais é a conjuntivite.

Os sintomas nas crianças

Vipin Vashishtha, um pediatra e antigo chefe do Comité de Imunização da Academia Indiana de Pediatria, tweetou que "um fenótipo infantil" da variante parece estar a emergir. Os sintomas da variante incluem febre alta, tosse e conjuntivite, afirmou o Dr. Vashishtha ao jornal Hindustan Times.

A conjuntivite - uma infeção ocular que causa vermelhidão, comichão e inchaço dos olhos - já tinha sido relatada como um sintoma de covid-19, ainda que raramente. Afirmou Richard Reithinger, um epidemiologista de doenças infeciosas do instituto de investigação sem fins lucrativos RTI International, à Fortune.

Investigadores do Truhlsen Eye Institute da Nebraska Medicine identificaram o vírus no filme lacrimal do olho, o que poderia causar conjuntivite. Para além disso, o Dr. Vashishtha frisou no seu tweet que tratou bebés com "febre alta, frio, tosse e conjuntivite com prurido não purulento, com olhos pegajosos, que não foi vista em ondas anteriores".

Outros médicos também têm visto casos crescentes de covid-19 em crianças. "Normalmente, estas crianças vêm com simples infeções respiratórias de tosse, frio e febre, e quando testadas, revelam-se casos positivos", disse o pediatra Rahul Nagpal à India Today.

O Dr. Nagpal disse que os principais sintomas do XBB.1.16 em adultos assemelhavam-se aos da gripe, e incluem nariz a pingar, dor de garganta e tosse.

Variante Arcturus XBB.1.16

A variante Arcturus XBB.1.16 é uma recombinação de duas subvariantes BA.2, e um estudo preliminar realizado por cientistas da Universidade de Tóquio sugeriu que se espalha 1,17 a 1,27 vezes mais eficientemente do que os seus familiares XBB.1 e XBBB.1.5.

Esta nova variante apresenta um sintoma bastante comum nas crianças: a conjuntivite. Para além disto, parece ser resistente, pelo que há a preocupação de que as vacinas não sejam suficientes para a combater.

Além disso, parece ser resistente aos anticorpos de outras variantes da covid-19, o que suscitou preocupações quanto ao seu potencial para escapar à imunidade obtida com infeções ou vacinas anteriores.

A OMS classificou XBB.1.16, uma subvariante do omicron, como uma variante de preocupação.

Maria Van Kerkhove, diretora técnica da covid-19 na OMS, disse anteriormente: "A XBB.1.16 está em circulação há alguns meses. Não temos visto uma mudança na severidade dos indivíduos ou das populações, mas é por isso que temos estes sistemas em vigor", disse.

"Tem uma mutação adicional no pico da proteína que, em estudos de laboratório, mostra um aumento da infeciosidade, bem como um possível aumento da patogenicidade". Entretanto, o maior fabricante mundial de vacinas irá aumentar a produção para satisfazer a procura crescente à medida que os casos na Índia aumentam.