
20 anos depois é retomado o Programa da Capital Portuguesa da Cultura, iniciado em 2024 na cidade de Aveiro. Agora, em 2025, o testemunho será passado a uma cidade minhota. Fique aqui a saber mais!
20 anos depois é retomado o Programa da Capital Portuguesa da Cultura, iniciado em 2024 na cidade de Aveiro. Agora, em 2025, o testemunho será passado a uma cidade minhota. Fique aqui a saber mais!
As Pedras Parideiras, no Arouca Geopark, são um fenómeno geológico raro que continua a causar furor e admiração aos visitantes e aos cientistas. Conheça os mecanismos por detrás da sua formação!
Há dois séculos atrás, o céu escureceu, o clima mudou drasticamente e a vida em muitas regiões foi lançada num tumulto. Embora fosse evidente que um vulcão estava por detrás do caos, ninguém o conseguia encontrar... até agora.
Em janeiro de 1610, há 415 anos, o astrónomo Galileu Galilei descobriu as luas de Júpiter, chamadas satélites mediceanos ou galileanos. Foi, portanto, uma descoberta muito importante, e esperam-nos novas descobertas nos anos vindouros.
A 'Teoria da Internet Morta' afirma que grande parte da interação online é realizada pelos chamados bots. Isto é parcialmente verdade, como mostram investigações recentes. Porém, existem pontos positivos.
Cerca de 1.300 caracóis, nativos das Ilhas Desertas, foram criados em cativeiro e introduzidos na Ilha Bugio. Fique a saber mais aqui!
A Inteligência Artificial (IA) não aprendeu apenas a imitar a nossa forma de escrever e falar. Agora foi descoberto que também envelhece de forma semelhante à dos humanos.
Um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience lança luz acerca da criação de Plutão e a sua maior lua, Caronte. Saiba mais aqui.
Embora prometam matar 99,9% dos micróbios, existe sempre uma margem de sobrevivência. Descubra as razões por detrás desta “imunidade” microscópica e o que significa para a limpeza quotidiana.
A Organização Meteorológica Mundial reconhece a cidade americana de Unionville como detentora do recorde mundial de maior precipitação num minuto.
A Terra continua a quebrar recordes de temperatura e 2024 terá sido o mais quente de sempre. Mas nem tudo são más notícias. Um pacto pela natureza ou a camada do ozono em recuperação são algumas das boas notícias que este ano nos deixou.
No seu início, Marte era muito semelhante ao que a Terra é hoje. Na verdade, tem nuvens, vento, calotas polares e estações, mas não tem formas de vida... ou ainda não as encontramos.