Ciência

A hipóxia está a matar os oceanos!

Embora vasto, o oceano não é infinito, logo não é imune à influência humana, e os motivos do declínio do número das espécies marinhas são variados!

Proteja-se do frio em segurança: cuidados a ter

É possível que devido ao chamado vórtice polar, grande parte da Europa, o que inclui Portugal também – principalmente o nordeste transmontano – entre num longo período de temperaturas baixas, muito frio, gelo e neve.

A maré do abacate!

A espécie humana foi encetando uma odisseia de sobrevivência através da exploração e destruição da natureza, menosprezando que Homem e Natureza coexistem num mesmo habitat, no qual o primeiro é dependente do segundo, mas o inverso não é verdadeiro.

Os efeitos do clima na ceia de Natal

Uma das problemáticas abordadas na conferência da ONU, que decorreu na Polónia no início do mês, foi o risco que o bacalhau corre, em se tornar um refugiado climático, se as águas oceânicas continuarem a aquecer e acidificar.

Grandes tempestades poderão triplicar até final do século

Condições meteorológicas extremas que provocam enormes tempestades, vão triplicar a sua frequência na Europa e América do Norte até final do século, por causa das alterações climáticas de acordo com um estudo recentemente divulgado.

Novembro de chuvadas e trovoadas!

No mês que agora está a terminar, os céus escurecidos e carregados de nuvens Cumulonimbus, têm-se feito acompanhar de relâmpagos e trovões, que nos lembram quão imponente e admirável é o sistema climático do nosso planeta!

E se o frio do Ártico ficar mais quente?

O rápido aquecimento do Ártico terá repercussões em todo o sistema climático, e nos últimos meses temos já vindo a perceber consequências disso, com o número de fenómenos extremos que têm ocorrido, particularmente, no Hemisfério Norte deste planeta azul.

Outubro foi mais um mês seco

Depois de um setembro extremamente quente e seco, com temperaturas a atingirem valores recordes, o mês de outubro em Portugal Continental classificou-se como normal em relação à temperatura do ar, no entanto foi mais um mês seco no país.

Um ar e uma vida mais saudáveis?

O CO₂ é um dos componentes atmosféricos, contudo, consequência das mais diversificadas acções humanas, diariamente são emitidas pesadas quantidades deste gás para a atmosfera, o que implica directamente com o equilíbrio bioclimático.

A importância do Jacto Polar nos oceanos!

O clima diz respeito a um estado de equilíbrio que não é estacionário nem estável de um sistema de trocas de propriedades termodinâmicas entre diferentes compartimentos. E, qualquer variação no complexo sistema climático, resulta em fenómenos impactantes!

217 218 219 220 221