Ciência

As cobras sobreviveram ao meteoro que matou os dinossauros

Um novo estudo refere que todas as cobras de hoje evoluíram a partir de espécies que sobreviveram ao impacto de um asteroide gigante, responsável por exterminar os dinossauros e a maioria dos outros seres vivos há 66 milhões de anos atrás.

Cruzeiros: os 'majestosos' agentes da poluição

Por detrás da diversão e glamour dos gigantescos cruzeiros, esconde-se a sua intensa participação na poluição e degradação ambiental, além do impacto crescente e contínuo que causam na saúde e bem-estar das pessoas.

Ondas de calor marinhas poderão afetar a captura de peixe

Um novo estudo prevê que os anos extremamente quentes irão arrasar centenas de milhares de toneladas de peixe, disponíveis para captura, para além dos decréscimos projetados para os recursos haliêuticos decorrentes das alterações climáticas a longo prazo.

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água, tornando-se assim num planeta frio e seco.

Clima subártico para o primeiro Homo sapiens na Europa

Na Bulgária, um grupo de investigadores mostrou que grupos humanos pertencentes a uma onda inicial de dispersão de nossa espécie na Europa, enfrentaram condições climáticas muito frias enquanto ocupavam a caverna entre cerca de 46.000 a 43.000 anos atrás.

Explosão de meteoro há 3600 anos destruiu cidade perto do Mar Morto

No sítio arqueológico conhecido como Tall el-Hammam, Jordânia, os investigadores encontraram evidências duma explosão cósmica maciça que terá destruído uma cidade inteira há cerca de 3600 anos atrás. Pensa-se que é a cidade que inspirou a história bíblica de Sodoma. Saiba mais aqui!

Aves marinhas morrem de fome em tempestades no Hemisfério Norte

Todos os anos milhares de carcaças de aves subnutridas acabam mortas nas praias europeias. A grande explicação passará pela falta de presas ou pela incapacidade de as apanhar durante ciclones no Inverno, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology.

216 217 218 219 220