Incrível: um asteroide potencialmente perigoso será visível a olho nu em 2029!
O asteroide Apophis será visível a olho nu durante a sua próxima passagem próxima ao nosso planeta em 13 de abril de 2029.

Em menos de quatro anos, o famoso asteroide Apophis passará muito perto do planeta Terra, tão perto que será visível a olho nu!
Um décimo da distância Terra-Lua
O asteroide Apophis foi descoberto há pouco mais de 20 anos, em 19 de junho de 2004. Ele rapidamente preocupou os cientistas porque faz parte da categoria de asteroides próximos da Terra, ou seja, corpos celestes que cruzam a órbita do nosso planeta em redor do Sol.
No entanto, alguns meses após a sua descoberta, o sistema de computação automatizado Sentry da NASA calculou a sua trajetória e deduziu a probabilidade de impacto com a Terra na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o que impulsionou este asteroide até então desconhecido para a vanguarda. Felizmente, cálculos adicionais permitiram descartar o risco de colisão para aquela data, com a previsão de que ele viajaria a 32.000 km acima da superfície, um pouco menos que a altitude de satélites geoestacionários.
1. Apophis will miss Earth
— ESA Operations (@esaoperations) June 19, 2024
Apophis will miss Earth when it flies past our planet on 13 April 2029. If you only remember one of these facts, make sure its this one. pic.twitter.com/coOtFY5r2i
Essa distância, no entanto, permanece particularmente pequena, o que permitirá a observação deste asteroide, de 375 metros de diâmetro, maior que a Torre Eiffel, da superfície do nosso planeta sem instrumentos astronómicos. De facto, se o céu estiver limpo, o Apophis brilhará fracamente acima das nossas cabeças como uma estrela na Ursa Maior, a primeira vez na história que um asteroide potencialmente perigoso será visível a olho nu.
Um possível impacto no futuro?
Apophis, nomeado pelos astrónomos em homenagem ao deus mitológico egípcio das forças do mal e da noite, a personificação do caos, do mal e da escuridão, procurando destruir a criação divina, detinha o recorde de maior pontuação já atribuída a um asteroide na escala de Turim. De facto, a probabilidade de um dia colidir com a Terra atingiu 2,7%, significativamente menor do que a do satélite 2024 YR4, que tinha atingido temporariamente uma probabilidade de 3,1% alguns meses antes.
No entanto, a sua próxima passagem próxima ao nosso planeta precisará de ser monitorizada cuidadosamente, pelo menos até abril de 2029. A gravidade da Terra pode modificar a órbita do Apophis, principalmente ao influenciar a sua rotação, o que pode aumentar o risco de impacto futuro com o nosso planeta, mas também fazer com que ele desapareça completamente.
Como resultado, os cientistas aproveitarão essa passagem para estudar detalhadamente esse corpo celeste potencialmente perigoso. Diversas missões espaciais serão mobilizadas para estudar o Apophis, como a sonda OSIRIS-APEX, enviada pela NASA para mapear a superfície do asteroide, rastrear a sua rotação e medir os efeitos da gravidade da Terra sobre ele.
Apophis 2029 : le Japon propulsera lEurope vers lastéroïde !
— Xplora (@XploraSpace) August 23, 2025
LAgence japonaise dexploration aérospatiale (JAXA) sassocie à lAgence spatiale européenne (ESA) pour la mission Ramses, destinée à étudier lastéroïde Apophis, qui frôlera la Terre en avril 2029.
pic.twitter.com/WwrRTzkGIG
A Agência Espacial Europeia (ESA) também planeou a missão RAMSES, que, se aprovada, poderá sobrevoar o Apophis a apenas 5 km e enviar um nanossatélite para medir as vibrações internas do asteroide, a primeira vez que a sismicidade foi medida em qualquer lugar além da Terra, da Lua ou de Marte.
Como resume o investigador da NASA Tom Statler: "O Apophis não é uma emergência, é uma oportunidade. Asteroides não foram feitos para assustar, mas para serem compreendidos." Missões planeadas à sua superfície ou observações feitas da Terra permitir-nos-ão entender melhor este tipo de objeto celeste e prever melhor os riscos para o nosso planeta no futuro.
Referência da notícia
Tout savoir sur Apophis: visible à l'œil nu, l'astéroïde du chaos qui brillera au-dessus de nous en 2029. 11 de setembro, 2025. Elodie Falco.