Um fabuloso halo solar surpreende milhares de habitantes na Guatemala!

Ontem, terça-feira 26 de abril, milhares de guatemaltecos foram surpreendidos por um espetáculo natural à volta do sol, conhecido como halo solar. Conheça a sua origem e veja os bonitos registos em vídeo!

Milhares de guatemaltecos foram surpreendidos na terça-feira 26 de abril por um espetáculo natural que rodeou o sol durante várias horas. Este fenómeno é conhecido por halo solar.

Segundo a explicação dada pelo Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) o halo solar é um fenómeno que também pode ocorrer em torno da lua, neste caso possuindo sempre cor branca e sendo designado por halo lunar.

É um fenómeno ótico atmosférico (ou fotometeoro) que aparece no céu em forma de aro, círculo ou anel colorido e luminoso com o Sol situado no centro do mesmo. É causado pelas nuvens cirrus, compostas por cristais de gelo que refratam a luz e mostram todas as cores num arco em torno da fonte, neste caso o sol.

Outras características do halo solar dizem respeito ao interior do mesmo. Costuma ser vermelho ténue, muda para laranja e amarelo no exterior e termina com o bordo exterior numa cor esbranquiçada-azul, embora, por vezes, seja violeta. A porção de céu dentro do anel é um pouco mais escura do que o resto.

youtube video id=R97WDaYDdp0

O diâmetro do halo solar é de 22 graus de raio (ter em conta que do horizonte ao zénite ou ponto mais alto do céu são 90 graus) e manterá sempre esse tamanho independentemente da sua posição no céu.

Este halo foi captado por muitas pessoas em diferentes partes da Guatemala e as imagens têm sido amplamente partilhadas nas redes sociais. No passado, o Insivumeh indicou que a presença deste fenómeno não é mais do que um anúncio de um episódio chuvoso.