tempo.pt

Turquia: deslumbrante queda de neve cobre Yozgat de branco

Após os avisos meteorológicos, os cidadãos de várias regiões da Turquia despertaram este sábado (26) com uma forte e deslumbrante queda de neve. Nalguns locais foi a primeira da estação outonal. Veja as impressionantes imagens captadas em Yozgat!

Yozgat é uma cidade e distrito da província homónima, da qual é capital. Integra a região da Anatólia Central, na Turquia. Geograficamente, possui uma elevação de 1300 metros e 2 054,3 km² de área. Nos últimos dias ocorreu neste território turco um grande nevão, com a paisagem a ficar totalmente pintada de branco, o que deu origem a deslumbrantes registos em fotografia e vídeo, prontamente publicados nas redes sociais.

Segundo um dos meios de comunicação locais – (Yeni Şafak) - após os avisos meteorológicos, a previsão do tempo cumpriu-se e vários cidadãos turcos acordaram com uma maciça queda de neve, uma das primeiras da estação outonal nalgumas das regiões do país. A espessura da neve chegou a atingir 20 cm nalguns locais.

A neve que caiu no Parque Nacional Yozgat-Çamlığı, o primeiro parque nacional da Turquia, criou imagens inolvidáveis, com a mistura do verde da vegetação com a alva neve. As imagens de cortar a respiração deram inevitavelmente origem a “batalhas” de bolas de neve, com adultos e crianças em plena brincadeira.

Um homem chamado Servet Erciyes afirmou ao Yeni Şafak: "A primeira neve da estação caiu em Yozgat. Vou limpar o meu carro e ir para o trabalho. Nevou até 10 centímetros. A neve é misericórdia, uma bênção, quero que neve mais.”.

No que diz respeito à climatologia de Yozgat, esta localidade vive, mensalmente, uma variação sazonal considerável em relação à queda de neve, de acordo com o website weatherspark.com. O período nevado do ano dura 5 meses, entre novembro e abril. O mês que costuma registar a maior acumulação do hidrometeoro branco em Yozgat é janeiro, com uma queda média de neve de quase 14 cm. De abril até novembro ocorre o período sem neve do ano.

Para os próximos dias prevê-se tempo frio em Yozgat, com temperatura mínima negativa, mas sem chuva ou neve. Haverá sim, períodos nublados. A partir de terça-feira (29) o tempo voltará a aquecer nesta localidade turca, sobretudo no que toca à temperatura máxima.