Primeiro nevão outonal cobre de branco a Serra da Estrela: veja as imagens!

A queda dos primeiros flocos de neve outonais aconteceu na madrugada desta sexta-feira na Serra da Estrela. Vários locais desta cadeia montanhosa amanheceram cobertos de branco e envolvidos por vento forte. Espreite as bonitas imagens!

Os primeiros flocos de neve do outono de 2022 caíram na gélida madrugada desta sexta-feira, 18 de novembro, na Serra da Estrela, tal como antecipado nas nossas previsões. A Serra da Estrela, cadeia montanhosa da Região Centro onde se encontram as maiores altitudes de Portugal continental, amanheceu coberta de branco nos seus pontos mais elevados. As imagens abaixo fazem as delícias dos amantes do hidrometeoro branco!

A queda de aguaceiros de neve, acima da cota dos 1200/1400 metros, foi originada pela chegada de uma massa de ar polar que provocou uma significativa descida da temperatura. O ambiente montanhoso, já de si muito arrefecido, experimentou nas últimas horas um agravamento da sensação térmica de frio, para o qual muito contribuiu o vento forte de Norte/Noroeste.

Contudo, se deseja ir até à Serra da Estrela admirar a neve, seja prudente na condução do seu veículo, tal como sugerido no Twitter pela Infraestruturas de Portugal, empresa pública que administra e gere as redes rodoviária e ferroviária nacionais. “Já neva na Serra da Estrela e as equipas do Centro de Limpeza de Neve da IP estão no terreno para garantir as condições de segurança rodoviária. Conduza com precaução.”.

Quanto à previsão do estado do tempo para os próximos dias, sábado (19) será um dia ainda mais frio na totalidade do território nacional. Existe possibilidade de outra queda de neve para a Serra da Estrela. Desta vez pela tarde e, de novo, acima dos 1400 metros de altitude.

A acumulação de neve será temporária e residual uma vez que, no domingo (20), o tempo voltará a aquecer com o regresso do fluxo de Oeste e da chuva abundante.