Todos querem (e devem) conhecer esta lagoa portuguesa — e vai perceber o motivo

Será uma praia fluvial ou um parque aquático? É um tudo em um — e ainda tem uma ilha de piratas.

Lagoa do Falcão
A não perder. Imagem: Facebook

Vamos esquecer, por um momento, o arranque do mês com tempo instável em Portugal continental. A Meteored prevê períodos e chuva e aguaceiros, mas estes não durarão todo o mês (nem mesmo toda a semana).

"Com a retirada da massa de ar frio para latitudes mais setentrionais entre quinta (2) e sexta-feira (3), é inevitável que se produza uma subida da temperatura do ar, dado que se abrirá espaço à chegada de uma massa de ar mais quente."

Sim, no dia 3 de maio pode mesmo contar com uma subida significativa das temperaturas máximas no Centro-Sul de Portugal continental. Ainda assim, esse aumento térmico será bem mais contido na Região Norte.

Porém, pensemos positivo. Maio, mês da chegada do bom tempo, dos dias mais compridos e das escapadinhas de fim de semana. Se não tem paciência para as filas de trânsito em direção às praias da Costa da Caparica ou de Carcavelos, não se preocupe. Temos uma sugestão bem menos atafulhada — e que não fica nada longe da capital.

Sejamos sinceros: quem é que não gosta de parques aquáticos? Já se imaginou num com uma área de diversões com seis hectares, onde poderá fazer vários tipos de atividades, desde canoagem, stand up paddle, arco e flecha, saltar em insufláveis aquáticos, ou simplesmente relaxar na lagoa?

Uma sugestão a não perder

É precisamente esta a proposta que vai encontrar a apenas 50 minutos de Lisboa. Para chegar até ela, basta conduzir em direção a Torres Vedras e procurar o Parque Aquático Lagoa do Falcão, localizado em Outeiro da Cabeça Campelos. Quem o conhece não tem dúvidas: é um verdadeiro paraíso para os fãs de desportos aquáticos — mas não só.

É uma praia fluvial? É um parque aquático? É isso tudo e ainda tem uma ilha de piratas. A todas as atividades que mencionámos pode acrescentar praticar os seus dotes de escalada numa parede artificial de seis metros, visitar um barco de piratas e até uma quinta pedagógica.

Aqui não são os escorregas que dominam, mas sim a lagoa central e todas as atividades que se podem fazer nela e na zona envolvente.

Ao todo são meia dúzia de hectares dedicados ao lazer, aventura e entretenimento. Uma sugestão incrível para as famílias, que conta também com uma zona para piqueniques com churrasco, bar e esplanada.

O bilhete diário custa a partir de 19€ e inclui acesso à praia fluvial, aos insufláveis aquáticos, canoagem, SUP, seguro de acidentes pessoais, equipamentos técnicos e kit de primeiros socorros. Pode ser reservado online.

Lagoa do Falcão
Tem várias atividades disponíveis. Imagem: Facebook

O Parque Aquático Lagoa do Falcão está aberto o ano inteiro, mas a partir de maio poderá visitá-lo das 10:00 h às 19:00 h.

Torre Vedras, um tesouro com muito para explorar

Torres Vedras, enquanto concelho e cidade, tem muito para descobrir. A cerca de 20 minutos de carro do Parque Aquático Lagoa do Falcão, aproveite para explorar o centro histórico e passear pelas ruas estreitas da cidade. Não se esqueça de visitar o Castelo e a Igreja de São Pedro.

Torres Vedras fica perto da costa. Sugerimos que faça um pequeno desvio até às praias próximas, como Santa Cruz e Porto Novo, para relaxar e apanhar sol.