Tempestades de granizo e tornados catastróficos ocorreram em Itália após uma onda de calor extremo

Granizo gigante e um tornado surpreenderam o norte de Itália, causando danos à população após a onda de calor. A atmosfera compensa sempre os extremos.

Na manhã de sexta-feira, 21 de julho, um tornado surpreendeu a localidade de Cernusco sul Naviglio, na província de Milão, na região da Lombardia, em Itália, derrubando centenas de árvores, telhados e chapas que caíram sobre carros e deixando algumas áreas sem eletricidade. As rajadas de vento, que foram captadas em vídeo e publicadas nas redes sociais, atiraram objetos como se fossem projéteis.

Estes fenómenos meteorológicos severos apresentaram também algumas particularidades, que intrigaram os residentes do local onde ocorreram os acontecimentos. A referência com vídeos e imagens dá-nos uma ideia da severidade do evento.

Nalguns vídeos, observou-se também que o fenómeno tinha uma estrutura multi-vórtice, o que não é habitual.

Uma catastrófica tempestade de granizo foi também registada no norte de Itália, em Treviso, onde o tamanho do hidrometeoro foi estimado entre 10 a 15 cm de diâmetro, destruindo carros.

Terá sido a onda de calor a causa? As tempestades de granizo continuam

Também esta sexta-feira, dia 21, foi registada outra tempestade muito forte no município de Seregno, a norte de Milão, onde se combinou com uma grande quantidade de água que inundou algumas zonas, bem como um "rio de granizo" que percorreu avenidas e afetou a população.

Nos últimos dias, o calor ultrapassou os 40 °C em vários municípios do país, estabelecendo mesmo recordes históricos, situação que poderá ser o principal fator para a detonação destas tempestades severas, cujo grande alimento são estes valores elevados. Nos próximos dias, o calor vai diminuir ligeiramente com o aumento da chuva.