A 'Cristobal' fez 'landfall' no Louisiana: veja aqui as imagens!

A tempestade 'Cristobal' atingiu os EUA depois de atingir a Costa do Golfo na noite do último domingo, horário de Lisboa. Previa-se que chegasse ao Luisiana, e que seus impactos atingissem mais que um estado, tal como avançáramos em antemão. O risco de cheias era enorme e perigoso. Veja mais aqui!

Após atingir ao sudeste da Louisiana, a tempestade tropical Cristobal provocou inundações e tempestades no litoral do Mississippi, onde dezenas de pessoas foram resgatados por serviços de emergência. A água subiu mais de um metro em algumas partes.

Na segunda-feira à noite, Cristobal estava a dirigir-se para o norte EUA, circulando para o Arkansas a uma velocidade de 25 a 30 km/h. Os seus efeitos indiretos provocaram fortes chuvas em vários estados, incluindo partes dos estados do Alabama, Mississippi, Missouri, Illinois e Tennessee.

Movendo-se para o noroeste, a tempestade enfraqueceu e transformou-se numa depressão tropical, deixando chuvas torrenciais e de cheias rápidas à sua passagem. Durante esta semana, Cristobal continuou pelo vale do baixo Mississippi até à metade oeste dos Estados Unidos da América, e, neste caminho, destruidor, deixou um rasto de fortes chuvas e ventos intensos. As áreas de elevada precipitação estavam com risco enorme de inundações, o que acabou mesmo por acontecer.

O estado de emergência chegou mesmo a ser declarado. O governor John Bel Edwards proclamou estado de emergência para o estado de Luisiana em antemão à chegada desta tempestade histórica, particularmente problemática durante a pandemia derivada do novo coronavírus. Numa carta, disse: “Agora é tempo de fazerem planos, incluirndo os items de emergência tradicionais, juntamente com máscaras, desinfetante para as maõs enquanto continuamos a batalhar esta pandemia do coronavírus".

Cristobal é uma tempestade histórica, uma vez que se formou ao longo de vários dias na temporada de furacões e, a 2 de Junho, foi a terceira tempestade com o nome mais registado no Atlântico. Tendo atingido mais ou menos o caminho que os meteorologistas previram, esta foi a região mais ao norte e a oeste distante, que, um ciclone tropical já atingiu nos EUA.

Mantenha-se atualizado com as mais recentes previsões meteorológicas, e pode sempre visualizar aqui a trajetória do Cristobal.