Tempestade Poly atinge os Países Baixos com um sting jet e ventos de 146 km/h

A rara tempestade de verão abateu-se sobre os Países Baixos após ter fortalecido rapidamente sobre o Mar do Norte, derrubando árvores e perturbando as deslocações.

Pelo menos uma pessoa morreu após a chegada feroz da tempestade Poly aos Países Baixos, que assolou partes do país com rajadas de vento de mais de 140 km/h. A agência meteorológica holandesa, KNMI, emitiu um código vermelho para algumas regiões, avisando que o ciclone seria uma das piores tempestades de verão de que há registo.

Poly formou-se sobre o Mar do Norte na madrugada de quarta-feira, 5 de julho, depois de ter trazido chuva para o sudeste de Inglaterra durante a noite. Ao passar sobre o oceano, fortaleceu-se rapidamente, formando um sting jet ao atingir os Países Baixos.

Os sting jets são pequenas regiões de ventos muito intensos, que se podem formar em poderosos sistemas de tempestade e são conhecidos pela sua capacidade de destruição.

Mais de 300 voos foram cancelados de e para a região de Amesterdão devido à tempestade, enquanto numerosas estradas foram bloqueadas pela queda de árvores. Infelizmente, uma mulher terá morrido em Haarlem depois de uma árvore ter caído sobre o seu carro. Uma importante autoestrada perto de Alkmaar foi também bloqueada por um camião tombado.

Os ventos mais fortes foram registados na cidade portuária de IJmuiden, onde uma rajada atingiu 146 km/h, a maior rajada alguma vez registada nos Países Baixos no verão. A tempestade trouxe também chuvas fortes a algumas regiões.