Surpresa: três perturbações tropicais são monitorizadas pelo National Hurricane Center no início de novembro 2024

Três zonas estão a ser monitorizadas pelo National Hurricane Center (NHC) no início de novembro de 2024, o último mês oficial da temporada de furacões que, do ponto de vista climatológico, é um mês calmo em termos de atividade de ciclones tropicais.

Imagem infravermelha da zona do Atlântico Norte com sistemas monitorizados pelo NHC a 1 de novembro de 2024. Tiempo.com
Imagem infravermelha da zona do Atlântico Norte com sistemas monitorizados pelo NHC a 1 de novembro de 2024. Tiempo.com

A temporada de furacões no Atlântico termina oficialmente a 30 de novembro de 2024 e, desde 1 de novembro, três zonas estão a ser monitorizadas pelo NHC.

Estas são as três zonas monitorizadas pelo NHC:

Depressão no sudoeste do Mar das Caraíbas

Espera-se que uma grande área de baixas pressões se desenvolva sobre o sudoeste do mar das Caraíbas durante o dia de amanhã. A partir daí, é possível um desenvolvimento progressivo, podendo formar-se uma depressão tropical durante o fim de semana ou no início da próxima semana, à medida que o sistema se for deslocando geralmente para norte ou noroeste sobre o Mar das Caraíbas central ou ocidental.

Imagem de infravermelhos que mostra o centro de baixas pressões monitorizado pelo NHC nas Caraíbas a 1 de novembro de 2024. Fonte: NHC
Imagem de infravermelhos que mostra o centro de baixas pressões monitorizado pelo NHC nas Caraíbas a 1 de novembro de 2024. Fonte: NHC

Independentemente do desenvolvimento, é possível a ocorrência de aguaceiros localmente fortes em partes das zonas terrestres adjacentes das Caraíbas ocidentais.

* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 30 por cento.* Probabilidade de formação até 7 dias...alta...70 por cento.

Depressão no nordeste do Mar das Caraíbas e nas Grandes Antilhas

Uma depressão perto de Porto Rico está a produzir nebulosidade e aguaceiros generalizados na República Dominicana, Porto Rico, Ilhas Virgens, Ilhas de Sotavento do norte e nas águas adjacentes do Atlântico e das Caraíbas do nordeste. É possível um desenvolvimento lento deste sistema durante os próximos 2-3 dias, à medida que se desloca para oeste-noroeste, perto das Grandes Antilhas.

Após este período, o sistema deverá ser absorvido pela zona de baixas pressões sobre as Caraíbas. Independentemente da evolução, é possível a ocorrência de aguaceiros localmente fortes nos próximos dias, desde o norte das ilhas de Sotavento para oeste, passando por Porto Rico, Hispaniola e até ao leste de Cuba e sudeste das Bahamas.

* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 10 por cento.* Probabilidade de formação até 7 dias...baixa...10 por cento.

Depressão no Atlântico Norte

Uma zona de baixas pressões não tropical com força de tempestade localizada a várias centenas de quilómetros a oeste do Grupo Ocidental dos Açores está a produzir aguaceiros limitados. O desenvolvimento subtropical é possível à medida que a baixa se for movendo geralmente para leste nos próximos dias.

* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 10 por cento.
* Probabilidade de formação até 7 dias...baixa...10 por cento.

Zonas com elevada probabilidade de tempestades tropicais em novembro do ponto de vista climatológico. NOAA
Zonas com elevada probabilidade de tempestades tropicais em novembro do ponto de vista climatológico. NOAA

A atividade dos ciclones tropicais diminui consideravelmente em novembro, gerando em média uma ou duas tempestades tropicais de dois em dois anos, de preferência nas zonas ocidentais do Atlântico Norte.

A próxima tempestade tropical atlântica chama-se Patty.