Risco de inundações continua no Reino Unido

Depois da tempestade Dennis ter provocado fortes impactos no Reino Unido, incluindo cheias em muitas regiões, o risco de ocorrência de novas inundações vai continuar ao longo dos próximos dias. Saiba mais aqui.

Cheias no Reino Unido
O tempo adverso provocado pelas tempestades Ciara, Dennis e Jorge já causou inúmeros danos materiais, e inclusive, algumas mortes.

Além da tempestade Dennis, o Reino Unido já tinha sido atingido uma semana antes pela tempestade Ciara que provocou condições de forte instabilidade atmosférica.

Prevenção perante a tempestade Dennis

Com a aproximação da tempestade Dennis, que afetou o Reino Unido há cerca de duas semanas atrás, o Serviço Meteorológico Inglês (MetOffice) chegou a emitir o aviso vermelho para chuva, o nível mais alto de alerta, para as regiões do sul do País de Gales, região mais afetada, onde numa estação se registou em 25 horas precipitação superior à precipitação normal para o mês de fevereiro.

Os avisos vermelhos são emitidos quando é altamente provável que o clima cause um alto nível de impacto, e este aviso foi o primeiro aviso vermelho de chuva que o MetOffice emitiu desde dezembro de 2015.

Mais impactos esperados para os próximos dias

Enquanto que em Portugal tem persistido as condições meteorológicas estáveis com dias de sol e temperaturas a subir (apesar do iminente regresso da chuva e da descida das temperaturas), no Reino Unido continua a situação de tempo bastante instável com ocorrência de situações extremas. Embora o clima severo associado à tempestade Dennis tenha passado, o MetOffice continua a emitir avisos de tempo adverso, desde ventos a chuvas muito fortes para os próximos dias.

Estrada cortada devido a inundação
As tempestades que têm atingido o Reino Unido descarregaram tanta chuva que os solos estão a ficar saturados.

Com grande parte do solo no Reino Unido saturado devido às fortes chuvas nas últimas duas semanas, mais avisos meteorológicos de tempo severo estão em vigor para algumas das áreas mais atingidas. De acordo com o MetOffice, outro sistema de baixa pressão vai dar continuidade, ao longo deste fim de semana (Depressão Jorge) ao tempo extremamente instável que o Reino Unido tem vindo a sofrer.

As chuvas previstas para os próximos dias podem criar novos desafios em muitas regiões, já que as bacias hidrográficas estão cheias e o solo está saturado. Há assim um risco elevado de mais inundações em algumas áreas, nomeadamente as que já foram afetadas.

Sistema de Avisos baseados no impacto

O sistema de prevenção e mitigação existente no Reino Unido baseia-se não só na emissão da previsão do fenómeno meteorológico extremo mas também no impacto que esse fenómeno irá ter no terreno.

Deste modo os Avisos são emitidos com indicação da intensidade do impacto, o que é traduzido numa tabela de cores, desde o amarelo (impacto mais fraco), até ao vermelho (impacto extremo), passando pelo laranja que indica um impacto moderado. Com os avisos de possibilidade de inundações para os próximos dias, já existem equipas, principalmente nas zonas que já foram afetadas, a verificarem se há sinais de danos nas defesas contra inundações e a remover os entulhos e detritos acumulados nas redes de drenagem.