tempo.pt

'OVNI Dónute' avistado sobre a Suíça desconcerta os cientistas

Um estranho objeto fotografado sobre a Suíça dividiu a opinião e foi marcado como um OVNI, com os especialistas a lutar para chegar a um acordo sobre uma explicação.

Doughnut UFO
A imagem do 'OVNI Dónute' captado sobre Zurique. Créditos: @Eavix1Eavix no Twitter.

Um objeto em forma de dónute visto no céu sobre Zurique, Suíça, na segunda-feira 8 de novembro, foi descrito como um OVNI. A imagem foi captada por um fotógrafo na mesma noite em que quatro astronautas voltaram à Terra na cápsula Endeavour do SpaceX, mas isto aconteceu a milhares de quilómetros de distância, não deixando qualquer explicação clara sobre a origem do objeto.

Formado por anéis concêntricos azuis brilhantes, o 'OVNI Dónute' foi apanhado numa série de fotografias publicadas no Twitter, por um utilizador que as 'tweetou' para o CEO da SpaceX, Elon Musk, dizendo, "espero que [isto] tenha sido a cápsula SpaceX Dragon e não uma invasão de OVNI Dónute".

Explicação desafiante

Contudo, embora a cápsula do SpaceX tenha de facto feito um regresso à Terra a partir da Estação Espacial Internacional nessa noite, aterrou a mais de 8000 quilómetros de Zurique, no Golfo do México. É portanto impossível que alguém na Suíça tivesse podido ver a reentrada da cápsula, como foi o caso dos espectadores que assistiram ao seu regresso em alguns dos estados do Golfo americano. A cápsula salpicou logo após as 22h30 EST de segunda-feira, após uma descida ardente através da atmosfera da Terra.

Além disso, segundo Marco Langbroek, investigador da Universidade de Leiden na Holanda, é muito improvável que uma fotografia da cápsula pudesse ter sido tirada durante qualquer passagem sobre a Suíça antes do desembarque.

"Qualquer passagem [do Endeavour] sobre a Suíça antes de aterrar nessa noite teria sido completamente à sombra da Terra, ou seja, não seria iluminada pelo sol e por isso não seria visível", disse Langbroek ao LiveScience.

SpaceX
A nave espacial SpaceX Crew Dragon a atracar na Estação Espacial Internacional.

Então qual era o objeto, se não a cápsula da SpaceX? De acordo com Langbroek, pode ter sido simplesmente uma imagem difusa de uma estrela distante. "Tenho a certeza de que o 'OVNI Dónute' nas imagens suíças é uma imagem desfocada de uma estrela brilhante", disse Langbroek. "Parece-se bastante com isso".

Contudo, nem todos concordam, com teorias que vão desde o facto de ser um pedaço de lixo espacial, como um corpo de foguetão, até ao facto de ser um verdadeiro exemplo de atividade extraterrestre. Ambas as teorias formaram-se devido ao facto de algumas das imagens do objeto aparecerem para o mostrar a deixar um rasto atrás dele, indicando que estava em movimento.

A falta de um período de tempo preciso para as fotografias torna difícil ligar o objeto a qualquer coisa conhecida como estando no céu na altura. Como uma explicação definitiva escapou aos especialistas, podemos nunca saber ao certo o que era o objeto.