O segundo maior rio dos EUA está a encolher! Impactos ambientais duradouros da redução do curso de água

Imagens de satélite mostram que o rio Mississippi diminuiu drasticamente desde 2021. Este facto tem inúmeros impactos no comércio, na agricultura e no ambiente.

Rio Mississippi
O rio, com 3781 quilómetros de comprimento, é vital para a vida ao longo das suas margens, mas estas estão a diminuir à medida que o leito do rio aumenta.

O rio Mississippi estende-se por 10 estados e alberga uma grande diversidade de vida selvagem e vegetação. A via fluvial abastece milhões de pessoas com água doce e serve de caminho para os navios de carga chegarem ao interior do país. No entanto, o rio está infelizmente a desaparecer, de acordo com imagens de satélite que mostram mais do fundo do rio este ano.

Prova de contração

Os satélites da NASA tiraram fotografias do rio em 2021 e neste ano. Os cientistas compararam então as fotografias e verificaram que o rio diminuiu drasticamente. Os cientistas veem agora um leito do rio muito mais seco em comparação com o que viam na mesma altura há dois anos.

Os níveis de água também diminuíram, revelando uma velocidade mais lenta da água devido à menor disponibilidade de água e, por conseguinte, a um menor fluxo de pressão.

A NOAA tem uma rede de 1842 medidores que leem os níveis de água ao longo do Mississipi. Apenas um destes medidores está próximo da fase de cheia, com zero medidores inundados. Em contrapartida, 16 medidores estão atualmente no limiar ou abaixo dele.

Porque é que o rio está tão baixo?

Este verão trouxe muitos dias de calor extremo com poucos dias de chuva, especialmente na bacia do rio Mississippi. Parecia que todas as semanas deste verão traziam avisos de calor excessivo em toda a região central dos EUA. No entanto, não se registaram tantos eventos de precipitação como habitualmente.

Esta situação colocou a zona de Head of Passes, onde o Mississippi faz a ligação com o Golfo do México, numa situação de seca excecional. As condições de seca estendem-se à maior parte do rio a partir de agora.

Preocupações com o transporte

O rio Mississippi oferece um caminho para os navios de carga entrarem nos Estados Unidos e viajarem para o interior dos estados. De acordo com o shipnext.com, cerca de 11.000 embarcações atravessam o Mississippi todos os anos. Estes navios transportam uma grande quantidade de carga todos os dias.

No entanto, um Mississipi que está a encolher não pode acolher estes navios, pois simplesmente não há espaço ao longo da via navegável. Este facto limita severamente o número de embarcações que podem passar ao longo do rio.

A falta de espaço para o transporte marítimo constitui um grande problema para os agricultores, uma vez que o delta do rio Mississippi alberga uma grande parte das explorações agrícolas dos Estados Unidos. Os agricultores utilizam o rio para transportar as suas colheitas em barcaças. Atualmente, têm de limitar a carga destas barcaças, para que a embarcação fique mais alta na água e não bata no fundo.

Diminuição do abastecimento de água

O Serviço Nacional de Parques cita que quase 15 milhões de pessoas dependem do Mississipi para a sua água potável. No entanto, à medida que o rio encolhe, terá dificuldade em sustentar este número de pessoas.

Os Estados da Costa do Golfo também terão de lidar com a intrusão de água salgada. A intrusão de água salgada ocorre quando os aquíferos subterrâneos se esgotam e, em vez disso, é bombeada água salgada do oceano.

Este é um grande problema para os agricultores ao longo do Mississipi porque, em vez de bombearem água doce, bombeiam água salgada que não pode ser utilizada na agricultura. Esta situação tornar-se-á cada vez mais frequente à medida que o Mississipi encolhe e há menos água subterrânea disponível no delta.