Março 2021 foi quente e muito seco

O mês de março de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente, em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.

Tempo seco
O mês de março de 2021, em Portugal continental, foi um mês quente e muito seco.

O tempo muito seco durante o mês de março foi devido à predominância de um fluxo de leste no continente, associado a região anticiclónica, a condicionar o estado do tempo em grande parte dos dias. No entanto, em períodos curtos tivemos a passagem de superfícies frontais mas com precipitação pouco significativa, exceto no início do mês em que ocorreram aguaceiros fortes e trovoadas.

Temperatura

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, em Portugal continental, no mês de março o valor médio da temperatura média do ar, 12.57 °C, foi superior à normal com uma anomalia de +0.66 °C. Nos últimos 3 anos, no mês de março foram registados valores de temperatura média sempre superiores à normal.

O valor médio de temperatura máxima do ar, 18.65 °C, foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +1.65 °C e foi o 5º mais alto desde 2000. O valor mais alto desde 1931 foi de 19.91 °C e registou-se em 2009.

De destacar que os valores de temperatura máxima do ar tiveram desvios superiores a 1.5 °C em grande parte do território, sendo mesmo superiores a 2.5 °C em alguns locais do interior Norte. Ao longo da 2ª quinzena o valor médio de temperatura máxima do ar foi sempre superior ao valor normal, exceto no dia 20.

Anomalias da temperatura
Anomalias da temperatura média do ar no mês de março, em Portugal continental, em relação aos valores médios no período 1971-2000. Fonte: IPMA

O valor médio de temperatura mínima do ar, 6.49 °C, foi inferior ao valor normal, com uma anomalia de -0.34 °C.

Os valores de temperatura mínima do ar foram muito superiores à normal nos dias 29 a 31. Nestes dias foram ultrapassados os maiores valores de temperatura mínima para o mês de março.

O maior valor da temperatura máxima do ar, 31.1°C, registou-se em Dunas de Mira no dia 31 e o menor valor da temperatura mínima do ar, -3.6°C, em Lamas de Mouro no dia 24.

Precipitação

De acordo com o IPMA, o valor médio da quantidade de precipitação em março foi de 15.3 mm, um valor muito inferior ao valor normal 1971-2000 com uma anomalia de -45.9 mm.

Durante o mês não ocorreu precipitação em todo o território, exceto nos dias 4, 5, 11 e 12. O maior valor da quantidade de precipitação em 24h foi de 44.0 mm e registou-se em Pegões no dia 04.

Anomalias da precipitação
Anomalias da quantidade de precipitação, no mês de março, em Portugal continental, em relação aos valores médios no período 1971-2000. Fonte: IPMA

O maior valor mensal da quantidade de precipitação em março foi registado na estação meteorológica de Fonte Boa, 52.2 mm, e o menor valor na estação meteorológica de Zebreira, 0.2 mm.

Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram inferiores ao valor normal em quase todo o território, em particular nas regiões do Norte, Centro e no barlavento Algarvio foram inferiores a 25% do valor normal. Apenas no sul do distrito de Santarém se verificaram valores médios mensais superiores ao valor normal.

Monitorização da Seca – Índice PDSI

Em relação ao final de fevereiro diminuíram os valores de percentagem de água no solo em todo o território, sendo inferiores a 80% na generalidade das regiões, e em alguns locais do Baixo Alentejo os valores são mesmo inferiores a 40%.

De acordo com o Índice Meteorológico de Seca, PDSI, índice meteorológico de seca calculado pelo IPMA para monitorização da situação de seca, no final de março algumas regiões do território voltaram a estar na classe de seca fraca, nomeadamente alguns locais do Vale do Douro, do Vale do Tejo, do Alentejo e toda a região do Algarve.

A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território no final de março era a seguinte: 0.6% chuva fraca, 81.3% normal e 18.1% seca fraca. Em relação ao mês de fevereiro deixaram de existir regiões com classes de chuva severa e moderada.