Já conhece o segredo algarvio que conquistou a Europa? Dizem que é "um paraíso escondido"

Distinguida entre as mais deslumbrantes da Europa pela TripAdvisor, esta "praia digna de cartão-postal" combina natureza intocada, história fascinante e conforto moderno.

Praia do Barril
É "um paraíso escondido". Foto: CM Tavira

Já não é segredo para ninguém que Portugal é mestre em praias de sonho. E a mais recente prova vem diretamente do TripAdvisor. É que a Praia do Barril, em Tavira, brilhou no ranking das melhores praias da Europa em 2025, conquistando um honroso 22.º lugar nos Travelers' Choice Awards 2025.

Nada mau para uma praia que, durante anos, foi um tesouro mais conhecido dos locais do que dos turistas.

“Todos os anos, o TripAdvisor, site de viagens, divulga listas com os melhores destinos do ano tendo em conta as opiniões dos utilizadores”, explica a revista ‘Versa’. Os resultados de 2025 já foram revelados — e entre as melhores praias da Europa encontram-se quatro portuguesas. Sim, leu bem: estão mesmo quatro praias portuguesas na lista das melhores da Europa.

“Não importa se quer relaxar nas areias macias ou aventurar-se em novas aventuras, as praias vencedoras deste ano prometem uma escapadela de sonhos”, lê-se no site. “O prémio ‘Melhor dos Melhores’ do Travelers' Choice Awards celebra o mais alto nível de excelência em viagens. É concedido àqueles que recebem um alto volume de avaliações e opiniões excecionais da comunidade do Tripadvisor ao longo de um período de 12 meses. Dos nossos 8 milhões de anúncios, menos de 1% atingem esse marco”, notam ainda os responsáveis.

Um tesouro nacional

Mas o que faz da Praia do Barril uma das melhores da Europa? Primeiro, é impossível não falar do cenário. Imagine um areal branco e macio que parece estender-se até perder de vista, águas calmas de um azul sereno que convidam a longos mergulhos e um ambiente tão tranquilo que até o tempo parece abrandar.

Segundo o site 'Algarve Fun', a praia é perfeita para famílias graças às suas águas rasas e calmas, ideais para os mais pequenos brincarem sem sobressaltos.

Chegar à Praia do Barril também é uma pequena aventura — mas das boas. A travessia é feita através de uma ponte pedonal sobre a Ria Formosa e, para quem quer dar um toque especial à visita, há até um comboio turístico que percorre a curta distância até à praia. Segundo o 'Visit Algarve', esta viagem é uma das atrações favoritas, especialmente entre crianças e quem gosta de reviver memórias de infância.

Outro dos grandes encantos da Praia do Barril é o famoso 'Cemitério das Âncoras’. Curioso? Trata-se de uma impressionante fileira de mais de 100 âncoras enferrujadas, alinhadas nas dunas como uma sentinela do passado. Segundo o 'Diário de Notícias', estas âncoras são uma homenagem aos pescadores de atum que, até meados do século XX, faziam desta praia o seu porto de abrigo durante a época da pesca. Hoje, é um dos spots mais fotogénicos do Algarve e um lembrete silencioso da ligação profunda da região ao mar.

Uma "praia digna de cartão-postal"

Se procura conforto, não vai sair desiludido. A Praia do Barril conta com bons apoios de praia, incluindo restaurantes e bares com esplanadas onde pode saborear peixe fresco com vista para o Atlântico. E sim, há espreguiçadeiras à disposição para quem não dispensa um bronzeado com todo o conforto. E tudo isto sem sair de Portugal.

Praia do Barril
Perfeita para famílias. Foto: CM Tavira

“A Praia do Barril tem tudo o que se espera de uma praia digna de cartão-postal: areia branca e encantadora, águas calmas e azuis e comodidades fabulosas”, garantem os responsáveis pela distinção. “Aproveite o sol numa espreguiçadeira ou observe a vida selvagem que vive nos sapais. Enquanto estiver por aqui, não se esqueça de visitar o fascinante cemitério de âncoras — é um ótimo local para tirar fotos e contar histórias”, aconselham ainda.

Aliás, os utilizadores do TripAdvisor descrevem-na como "um paraíso escondido" e "uma praia tranquila e limpa, perfeita para quem quer fugir das multidões". E é precisamente essa combinação — beleza natural, história e um toque de exclusividade — que fez com que este cantinho algarvio subisse ao pódio europeu, ao lado de gigantes como a Praia da Falésia (2.º lugar), a da Nazaré (17.º lugar), e a Praia dos Três Irmãos, em Alvor (21.º lugar).