Inundações nos Açores transformam estradas em autênticos rios

As chuvas torrenciais que afetaram o Arquipélago dos Açores este domingo provocaram inundações volumosas, provocando alguns danos materiais nas ilhas Terceira, São Jorge, Santa Maria e São Miguel. As imagens são impressionantes.

Alfredo Graça Alfredo Graça 17 Jun. 2019 - 14:54 UTC

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou 36 ocorrências devido ao tempo severo que se abateu sobre os grupos central e oriental do arquipélago. Na ilha Terceira, por exemplo, as casas e as vias foram completamente inundadas, ocorrendo transbordos de água e até mesmo quedas de árvores devido ao vento forte que se fez sentir.

Na área oeste da ilha Terceira nove pessoas tiveram de ser realojadas, segundo informou em comunicado o Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo. Avisos amarelos foram emitidos pelo IPMA para os grupos central e oriental dos Açores. A maioria dos danos registados foi no concelho de Angra do Heroísmo, com 30 ocorrências. Nas operações de assistência houve intervenção de várias delegações insulares de bombeiros.

Na ilha de São Jorge, no acesso a Fajã de Cubres, houve lugar também para uma pequena derrocada, imediatamente resolvida pela Proteção Civil. Mais danos materiais ocorreram na ilha de São Miguel onde uma árvore caiu bem como na ilha de Santa Maria em que a estrutura de uma unidade hoteleira ficou parcialmente afetada.

Publicidade