Incrível! Um rio que se tinge de vermelho no coração do Peru

Na cordilheira de Vilcanota (Peru) encontra-se um rio surpreendente e isolado de águas avermelhadas. Porque apresenta esta cor tão particular? Como chegar até lá? Contamos-lhe aqui.

Por vezes a natureza oferece-nos imagens que ultrapassam a ficção, e no coração do Peru encontramos um destes lugares: o Rio Vermelho. Em 2019, as as imagens de um rio misterioso cujas águas apresentavam um cor avermelhada muito única tornaram-se virais, o que o fez tornar-se rapidamente uma atração turística na zona, embora hoje em dia continue sem estar sobrelotado.

O Rio Vermelho está localizado num lugar pouco acessível da cordilheira de Vilcanota, na província de Canchis, a cerca de 100 quilómetros de Cusco. Não está longe da montanha de sete cores ou montanha arco-íris, um dos lugares mais conhecidos do país, e também do vale vermelho de Pitumarca.

Hoje em dia continua a ser um lugar não muito sobrelotado, ao ficar algo isolado de atrações turísticas tão conhecidas como a montanha arco-íris.

Precisamente, desde a povoação de Pitumarca pode chegar-se ao rio após uma caminhada de 2 ou 3 horas, começando a uma altitude de mais de 3500 metros. Embora faça parte da Rota Vermelha, o rio é uma das atrações menos sobrelotadas, ao ficar um pouco isolado de outras atrações turísticas.

youtube video id=nQBx47s2Fn8

O Rio Vermelho é conhecido na zona como "Yawar mayu", e os seus tons avermelhados só podem ser admirados durante a estação das chuvas, que decorre de novembro a abril. As fortes chuvas provocam o arrasto de minerais, sobretudo argilitos e argilas com a sua cor ocre particular, que por sua vez tingem o rio gerando um espetáculo único e colorido ao longo do vale.