Finlândia começa a utilizar baterias de areia revolucionárias

Instalaram a primeira "bateria de areia" totalmente operacional, que pode armazenar energia verde durante meses e assegurar o fornecimento contínuo durante todo o ano.

Areia; energia verde
A areia é um meio muito eficaz para o armazenamento de calor.

Os investigadores finlandeses instalaram a primeira "bateria de areia" totalmente operacional, que pode armazenar energia verde durante meses e assegurar o fornecimento contínuo durante todo o ano.

O aparelho utiliza areia de baixa qualidade que é aquecida com eletricidade barata produzida por energia solar ou eólica. A areia armazena calor a cerca de 500 °C, que pode então ser utilizada para aquecer casas na estação fria, quando a energia é mais cara.

Areia a 500 °C durante meses

Os políticos e os cidadãos na Finlândia estão preocupados com a possível escassez de calor e luz, especialmente durante o longo e frio Inverno. De acordo com a BBC, a Finlândia importa a maior parte do seu gás da Rússia, e a guerra na Ucrânia intensificou o interesse em alternativas viáveis. Moscovo suspendeu recentemente o fornecimento de gás e eletricidade ao país nórdico por causa do seu pedido de adesão à OTAN.

Foi neste contexto que a Polar Night Energy tomou a iniciativa de instalar o primeiro sistema comercial com uma bateria de areia em Kankaanpää, uma cidade no oeste da Finlândia. O novo projeto foi instalado na central elétrica de Vatajankoski, que fornece eletricidade ao distrito local.

O processo começa com a eletricidade de produção barata utilizada para aquecer a areia a uma temperatura de até 500 °C por resistência (o mesmo processo utilizado em aquecedores elétricos). Uma corrente de ar quente circula na areia, que perde calor muito lentamente e é um meio muito eficaz de a armazenar.

youtube video id=NH4_2PFTzIY

Os engenheiros afirmam que a sua bateria pode manter a areia a cerca de 500°C durante meses.

Quando os preços da energia aumentam, a bateria pode libertar ar a altas temperaturas para aquecer água no sistema de aquecimento distrital, que por sua vez aquece casas e escritórios.

"É muito simples, mas gostámos da ideia de experimentar algo novo, de ser os primeiros no mundo a fazê-lo", disse Pekka Passi, diretor da central elétrica de Vatajankoski.

Novos desafios

Um dos maiores desafios agora será escalar esta tecnologia e utilizá-la tanto para a eletricidade como para o calor.

A eficiência do sistema diminui significativamente quando utilizado para fornecer eletricidade à rede. No entanto, o armazenamento de energia verde sob a forma de calor também pode ser uma oportunidade para o setor industrial, onde o calor utilizado na produção de alimentos, bebidas, têxteis ou medicamentos provém da queima de combustíveis fósseis.