Surpreendente jardim de 12 hectares parece de outro planeta e só pode ser visitado uma vez por ano

Pontes, lagos, esculturas, cercas, formas curiosas... Neste intrigante jardim existe até um buraco negro e uma piscina de água escura que simboliza o mistério do Universo. Descubra onde fica e quando pode ser visitado.

Jardim da Especulação Cósmica
Apesar de não possuir muita variedade de plantas, este jardim tornou-se um emblema graças à perceção e utilização de fórmulas matemáticas que geram um efeito surreal entre a simetria artificial e os fenómenos científicos.

O ditado “qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência” não se aplica a este caso, pois poderia perfeitamente ser uma pintura de qualquer pintor ao estilo de Monet e uma das suas obras paisagísticas capturadas na vida real. Saiba mais sobre este local aqui conosco.

Mistura de fenómenos naturais e conceitos científicos

Estamos a falar do intrigante Jardim da Especulação Cósmica, uma espécie de metáfora sobre a essência do Universo, da vida e da matéria, onde parece que se mergulhou numa obra de arte.

O jardim está localizado no sudoeste da Escócia, especificamente em Dumfries, cidade localizada perto da foz do rio Nith, e é obra do famoso arquiteto e paisagista Charles Jencks.

Charles Jencks deslumbrou o mundo com os seus livros e ensaios sobre a história do Movimento Moderno e Pós-Moderno.

Foi idealizado em 1989 e tornou-se no jardim mais peculiar de toda a Europa graças à sua ideia inovadora de misturar ciência, física e matemática com a natureza, tudo com um design único e inédito.

Localizado na propriedade da família do arquiteto

A particularidade deste espaço é que na verdade trata-se de um jardim privado com cerca de 12 hectares situado no património da família do arquiteto, razão pela qual só abre uma vez por ano. Ele construiu-o com a sua falecida esposa, Maggie Keswick, especialista em jardins chineses.

Tem 4.000 metros quadrados de extensão, está dividido em 40 áreas e destaca-se pela ausência de vegetação tradicional. É dominado por curvas e formas geométricas, e possui 40 esculturas que representam o Universo e a sua natureza.

Ambigramas espalhados pelo jardim

Entre as partes mais populares destacam-se a Cascata do Universo, o Passeio dos Quarks ou o Buraco Negro, uma clara alegoria dos buracos negros da matéria que se deformam ao serem absorvidos, além de possuírem múltiplos ambigramas por todo o jardim.

Aberto ao público apenas um fim de semana por ano

Por se tratar de um jardim privado, a sua visita é muito exclusiva, só abre ao público uma vez por ano, e é precisamente no primeiro fim de semana de maio. Será nos próximos dias 4 e 5 de maio, e a entrada custa cerca de 18 euros, sendo gratuita para menores de 16 anos.

Grande parte do dinheiro arrecadado (cerca de 60%) é destinado para osMaggie Cancer Care Centers”, uma iniciativa que surgiu de Charles Jenks e da sua esposa Maggie Keswick, que morreu exatamente com esta doença (cancro) em 1995. Claro que os bilhetes para 2024 já estão esgotados, embora haja lista de espera para comprar caso haja algum cancelamento.