Erupção vulcânica em White Island causa cinco mortos e vários feridos

O vulcão White Island, Whakaari, Nova Zelândia entrou em erupção nesta segunda-feira, resultando numa autêntica calamidade. Provocou pelo menos 5 vítimas mortais, e vários feridos, com pessoas ainda por localizar. Imagens impressionantes aqui!

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Dez. 2019 - 23:52 UTC

Esta segunda-feira, cerca de 50 turistas foram apanhados de surpresa pela erupção do vulcão White Island quando passeavam pela ilha desabitada de Whakaari, na Nova Zelândia. A explosão brusca e repentina expulsou para a superfície rochas e uma enorme coluna de fumo e cinzas.

O número oficial de mortos é cinco, tendo sido possível resgatar 23 pessoas através de equipas de emergência que levaram sete helicópteros. Algumas pessoas estavam perto da cratera minutos antes da erupção, segundo imagens reveladas por uma câmara de rastreamento situada na área. Ainda existem 20 pessoas por localizar, sendo que o vôo de reconhecimento realizado pela Polícia não detetou qualquer sinal de vida.

Segundo a agência neozelandesa GeoNet, responsável pela monitorização da atividade vulcânica e sismológica no país, a erupção vulcânica moderada terá ocorrido às 14h11 (01h11 em Lisboa), alertando para possíveis novas erupções ou sismos.

Com base nos dados da organização médica St. John, a erupção causou uma vintena de feridos, alguns graves, apontou o diário New Zealand Herald. “Esperamos queimaduras, problemas respiratórios, lesões na cabeça, fraturas de ossos devido ao impacto das rochas”, entre outras lesões, descreveu à Newstalk ZB a diretora de operações de St. John, Norma Lane.

As autoridades neozelandesas declararam que não acreditam haver mais sobreviventes na ilha "não foram identificados sinais de vida em momento algum", de acordo com o comunicado citado no The Guardian.

Publicidade