Dia Mundial da Meteorologia 2024: Na linha da frente da ação climática

Todos os anos, a 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia, a Organização Meteorológica Mundial comemora a entrada em vigor da Convenção que instituiu, a 23 de março de 1950, a atual Organização Meteorológica Mundial, cuja antecessora a Organização Meteorológica Internacional foi criada em 1873.

Globo
Neste dia 23 de março será celebrado o Dia Mundial da Meteorologia.

O Dia Mundial da Meteorologia, celebrado todos os anos a 23 de março, será comemorado com atividades na OMM e em todos os Serviços Meteorológicos por todo o mundo, onde se destaca a contribuição essencial destes Serviços para a segurança e o bem-estar da sociedade.

Tema escolhido para o Dia Mundial da Meteorologia de 2024

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), organização das Nações Unidas, anuncia anualmente um tema para o Dia Mundial da Meteorologia (DMM), que reflete questões atuais relacionadas com o tempo, clima ou água.

Este ano o tema escolhido é: "Na linha da frente da ação climática"

As alterações climáticas são uma ameaça real e inegável para toda a nossa civilização. Os efeitos já são visíveis e serão catastróficos se não se agir agora. Daí a importância da escolha do tema “Na linha da frente da ação climática".

O trabalho da comunidade da OMM é indispensável para a ação climática e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em geral. O trabalho é de enorme importância para a sociedade: reduzir a fome e a pobreza; melhorar a saúde e o bem-estar; garantir água potável e energia limpa e acessível; proteger a vida debaixo de água e a vida na terra; e tornar as nossas cidades e comunidades mais resistentes às alterações climáticas.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 13 compromete-nos a "tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos". O progresso neste objetivo está na base do progresso em todos os outros.

Deste modo, o tema escolhido pela OMM para o Dia Mundial da Meteorologia deste ano, contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Cheias
São necessárias medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

A OMM, os seus membros (Serviços Meteorológicos Nacionais) e os seus parceiros contribuem desde a ciência à prestação de serviços e à ação para o bem da sociedade. A OMM promove o conhecimento do nosso sistema terrestre, monitoriza o estado do clima e dos recursos hídricos, fornece informações científicas para informar as reduções das emissões de gases com efeito de estufa e fornece serviços climáticos e alertas precoces para apoiar a adaptação ao clima.

A ciência é fundamental para as soluções e pode impulsionar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os domínios.

A OMM tem permanecido na linha da frente da Ação Climática na medida que contribui para um trabalho de cooperação e inovação, a nível mundial, alavancando conhecimentos coletivos para superar desafios e alcançar uma visão partilhada de um mundo mais seguro e resiliente para as gerações futuras.

A OMM na linha da frente da ação climática

Através de estudos, publicações e ações concretas a OMM tem contribuído para tornar o mundo e a sociedade mais resistentes às alterações climáticas.

A OMM e os seus membros monitorizam o estado do clima, a nível global, regional e nacional, para informar os decisores políticos sobre a extrema urgência da ação climática.

Além disso, a OMM promove a investigação e fornece uma plataforma de colaboração para reforçar as previsões e a compreensão do nosso sistema terrestre em mudança. Copatrocina o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) e o Programa Mundial de Investigação Climática (WCRP).

Segundo a OMM, não há tempo a perder na mitigação das alterações climáticas. Isto significa que é necessário reduzir drasticamente os gases com efeito de estufa que retêm o calor na atmosfera. Uma parte integrante deste objetivo é a eliminação progressiva da utilização de combustíveis fósseis poluentes e a mudança para fontes de energia mais limpas.

Gases com efeito de estufa
Para diminuir o impacto das alterações climáticas é fundamental reduzir os gases com efeito de estufa na atmosfera.

Outro dos aspetos fundamentais na Ação Climática, além do estado do clima e da mitigação das alterações climáticas, tem a ver com a adaptação às alterações climáticas.

Uma adaptação eficaz às alterações climáticas deverá ser altamente localizada, o que exige informação fiável, de alta resolução e atempada para apoiar a tomada de decisões no local.

De acordo com a OMM têm-se registado rápidos progressos nos serviços científicos meteorológicos e climáticos de apoio à adaptação. Esses serviços envolvem o fornecimento e a utilização de observações e previsões de modelos de alta resolução provenientes de bases de dados nacionais e internacionais, bem como mapas, análises de risco e vulnerabilidade e avaliações da variabilidade e das alterações climáticas.

Os dados e produtos de informação fornecidos pelos Serviços Meteorológicos são depois combinados com dados e informações não meteorológicos, como a produção agrícola, as tendências sanitárias, a distribuição da população em zonas de alto risco, mapas de estradas e infraestruturas e outras variáveis socioeconómicas para apoio à tomada de decisões.

Por cá, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), como autoridade nacional de meteorologia para fins gerais e marítimos e de clima, junta-se mais uma vez à Organização Meteorológica Mundial nesta celebração, organizando uma semana de comemorações.