David Attenborough apresenta um filme sobre o mar no seu 99.º aniversário

O veterano da radiodifusão considera o documentário sobre o mar aberto o mais importante da sua carreira.

De acordo com Sir David Attenborough, os oceanos são os locais mais importantes da Terra
De acordo com Sir David Attenborough, os oceanos são os locais mais importantes da Terra.

O locutor de rádio Sir David Attenborough lançou esta semana, por ocasião do seu 99.º aniversário, um novo documentário sobre os oceanos.

Nele, o cineasta mostra como a sua vida coincidiu com a grande era da descoberta dos oceanos. Em sequências, são mostrados recifes de coral, florestas de algas e o oceano aberto, para ilustrar por que um oceano saudável mantém todo o planeta estável e próspero.

Os cineastas prometem «imagens impressionantes e comoventes» que mostram a vida sob o mar e retratam de uma forma nunca antes vista as realidades e os desafios que os nossos oceanos enfrentam, desde métodos de pesca destrutivos até ao branqueamento maciço dos recifes de coral.

Attenborough também destaca histórias inspiradoras de todo o mundo. A mensagem principal do filme é que o oceano pode recuperar-se para uma grandeza que excede tudo o que qualquer ser vivo já viu.

Neste filme, revelamos por que o nosso oceano está em tão mau estado e, talvez mais importante, mostramos como ele pode recuperar-se. Este pode ser o momento da mudança.

Lançamento no aniversário

O filme foi lançado juntamente com um livro no dia 8 de maio, data do 99º aniversário de Attenborough. Attenborough o descreve como um dos mais importantes da sua carreira, pois acredita que ele poderá desempenhar um papel importante na preservação da biodiversidade e na proteção do planeta contra as alterações climáticas.

Attenborough afirmou que, após quase 100 anos no planeta, compreendeu que o lugar mais importante da Terra não é a terra, mas sim o mar.

"Nos últimos cem anos, cientistas e exploradores descobriram novas espécies notáveis, migrações épicas e ecossistemas complexos e deslumbrantes que superam tudo o que eu poderia imaginar quando era jovem.

"Neste filme, partilhamos algumas dessas descobertas maravilhosas, revelamos por que o nosso oceano está em tão mau estado e, talvez o mais importante, mostramos como ele pode ser recuperado. Este pode ser o momento da mudança".

O filme apresenta as maiores descobertas da investigação marinha dos últimos 20 anos
O filme apresenta as maiores descobertas da investigação marinha dos últimos 20 anos.

"Quase todos os países do mundo acabaram de concordar, no papel, em atingir este mínimo e proteger um terço do oceano. Juntos, enfrentamos agora o desafio de colocar isso em prática", afirmou.

Aconselhamento especializado

Especialistas da Universidade de Exeter prestaram consultoria para o filme. O Dr. Casper van de Geer, que trabalhou no livro com o coautor de Sir David, Colin Butfield, afirmou que o filme é direcionado a pessoas que desejam saber mais sobre o estado atual dos oceanos e o seu futuro, reunindo as maiores descobertas da ciência marinha dos últimos 20 anos.

A doutoranda Madi Bowden-Parry, que reviu o conteúdo do capítulo do livro sobre algas marinhas, afirmou: "O livro descreve algumas das descobertas mais inovadoras no campo da investigação marinha e da conservação da natureza nas últimas duas décadas e inclui relatos pessoais das pessoas que as inspiraram."

O filme também será lançado em outros países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, França, Canadá, Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Islândia e África do Sul, e estará disponível ainda este ano em todo o mundo na National Geographic, Disney+ e Hulu.