Ciclone Nestor afeta a Costa Leste dos EUA

O Ciclone Nestor está a afetar severamente o estado Norte-Americano da Flórida, prevendo-se que continue a fazer-se sentir em vários estados da Costa Leste dos Estados Unidos da América no resto do fim de semana. Confira connosco os detalhes!

João Tomás João Tomás 20 Out. 2019 - 11:06 UTC
A chegada do Nestor coincidiu com o crescimento do número de tornados. Fonte: NOAA

O Nestor, atualmente ciclone, depois de ter perdido a força de tempestade tropical, atingiu terra firme ontem depois de se ter formado durante a semana no Golfo do México. O contacto entre o ciclone e a superfície terrestre deu-se em St. Vicent Island, perto da cidade costeira de Apalachicola, no Estado da Flórida.

Os efeitos do Nestor vão sentir-se durante o fim de semana enquanto se encaminha para Nordeste, passando pelos Estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia. Espera-se que hoje o ciclone perca alguma força. Como é habitual nestes fenómenos, espera-se que nos Estados afetados a precipitação e a velocidade do vento atinjam valores elevados. Prevêem-se ainda trovoadas fortes e forte agitação marítima, bem como inundações e cheias rápidas, especialmente em áreas costeiras de baixa altitude.

A este cenário característico deste tipo de eventos, junta-se também o aumento do número de ocorrências relacionadas com tornados. A chegada do ciclone à costa da Flórida potenciou estas ocorrências, sendo que as autoridades locais alertaram a população para que esta tomasse medidas de proteção.


Os efeitos conhecidos do Nestor

Este ciclone chegou a terra com ventos na ordem do 130 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Causou logo na Flórida estragos em habitações e edifícios públicos, arrastando carros e tombando camiões devido à força do vento. Os ventos fortes derrubaram um elevado número de árvores, provocando alguns cortes no abastecimento de energia elétrica em algumas cidades americanas.

As trovoadas intensas, bem como os tornados, provocaram vários danos na sexta-feira e no sábado, com particular incidência no Noroeste da Flórida. Nesta área foram ainda registados elevados níveis de precipitação. Prevê-se ainda que os Estados na Costa Leste banhados pelo Oceano Atlântico experienciem períodos de elevada precipitação, principalmente durante o dia de hoje.

A acompanhar a precipitação elevada, poderão registar-se fortes rajadas de vento, assim como inundações repentinas em áreas costeiras afetadas pela agitação marítima. Esta conjugação de fatores pode condicionar as redes de transporte. Podem registar-se cancelamentos e atrasos significativos nas ligações aéreas e rodoviárias.

Publicidade