Ciclone Fani: os vídeos mais impressionantes

Compilação dos vídeos mais virais do ciclone Fani. A tempestade já provocou 11 mortos e milhões de pessoas já foram evacuadas em Odisha e Bangladesh. Os danos são incalculáveis.

Alfredo Graça Alfredo Graça 04 Maio 2019 - 14:23 UTC

Ontem de manhã o ciclone Fani entrou pela Índia adentro através do estado costeiro de Odisha, no leste do país. Chegou a terra firme com força de um furacão de categoria 3, entre rajadas de vento próximas aos 200 quilómetros por hora. Antes da sua chegada, foi evacuado mais de um milhão de pessoas, sobretudo os habitantes da cidade de Bhubaneswar, capital do estado de Odisha. Apesar de todas as precauções tomadas, as autoridades locais já confirmaram pelo menos 11 vítimas mortais. Depois da passagem do Fani, a paisagem é desoladora com árvores e postes de luz derrubados, e ruas repletas de destroços das incontáveis casas danificadas pelo vendaval e pelas chuvas intensas.

Esta tempestade tornou-se numa das mais severas dos últimos 20 anos no país asiático, segundo o Departamento de Meteorologia da Índia (IMD). Além disso a tempestade foi particularmente precoce. A chegada do Fani ao golfo de Bengala coincidiu com o início da temporada de maior risco de ciclones no Índico, que se costuma ocorrer entre maio e novembro. Há algumas horas atrás o IMD emitiu um último comunicado que localiza a depressão sobre o Bangladesh, já bastante enfraquecida. Ali já foram montados cerca de 4000 abrigos.

Publicidade