Chuvas torrenciais provocam inundações mortais na Costa do Marfim

Um episódio de chuva forte desencadeou inundações rápidas que provocaram a morte de pelo menos 4 pessoas. Outras tantas ficaram feridas e há registos de graves danos materiais na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, África Ocidental. Saiba mais e confira as imagens.

Na passada sexta-feira, dia 22, as fortes chuvas que se abateram sobre Abidjan, Costa do Marfim, causaram o colapso de edifícios, bem como inundações e deslizamentos de terra em várias partes da cidade. As estradas tiveram de ser bloqueadas e os veículos ficaram presos na água. Tal como o vídeo abaixo revela, é possível observar carros submersos e casas destruídas.

Os bairros de Yopougon, Attécoubé, Abobo e Adjamé foram alguns dos mais atingidos. Os bombeiros locais procederam a operações de resgate e evacuação de pessoas. Este episódio do tempo adverso assume contornos trágicos uma vez que, de acordo com os bombeiros locais, houve oito vítimas, incluindo quatro mortos e quatro feridos – todos em Mossikro, uma área pobre da cidade de Abidjan. Além disso, lamentavelmente, a maioria das vítimas residia em áreas com infra estruturas vulneráveis, que perante condições meteorológicas adversas poderiam ficar instáveis.

Segundo a SODEXAM, a agência meteorológica da Costa do Marfim, caíram 105 mm de chuva em Yopougon e 106 mm em Attécoubé num período de 12 horas do dia 22 de outubro. O especialista em clima, Gilbert Kouamé, afirma que cerca de 60 mm deste total precipitaram num período de apenas 30 minutos. Geralmente, a estação chuvosa de Abidjan dura entre maio e finais de julho, mas as alterações climáticas contribuíram para chuvas tardias, inesperadas e torrenciais.