Caótica noite de temporal em Lisboa: inundações, 849 ocorrências e 1 morte

Chuva forte, trovoada, ruas, casas e lojas inundadas e carros arrastados pela força das águas. Assim se resume uma das mais caóticas noites de temporal dos últimos tempos na Grande Lisboa. Infelizmente, também ocorreu uma morte. Veja as imagens impressionantes.

Uma noite de temporal como a que a Grande Lisboa viveu na noite desta quarta-feira (7) já se fazia adivinhar, tendo em conta a previsão da trajetória da depressão e frentes associadas. Já o tínhamos antecipado aqui na Meteored, várias vezes, ao longo desta última semana. Na noite passada a paisagem urbana lisbonense transfigurou-se por completo e os registos pelas redes sociais multiplicaram-se.

As condições meteorológicas eram de tal forma adversas na passada noite de quarta-feira (7) que obrigaram o IPMA a alterar para aviso vermelho: chuva forte por toda a Grande Lisboa, trovoada, ruas, casas, lojas, restaurantes e estações de metro inundadas, carros submersos e arrastados e numerosos danos materiais. Tudo se pode ver nos vídeos que aqui compilámos a partir do Twitter.

Nem mesmo o Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) escapou, onde se observa um avião e aquilo que se presume ser um carrinho de bagagens a ser completamente arrastado pelas águas. Também houve estradas cortadas e rotas de autocarro que tiveram de ser alteradas.

Infelizmente, há também a lamentar a morte de uma mulher com cerca de 55 anos que morreu na noite de quarta-feira em Algés, concelho de Oeiras, devido a uma inundação na sua habitação, segundo fonte da Proteção Civil. Segundo os dados oficiais (IPMA), a acumulação total de precipitação no dia 7 de dezembro na estação meteorológica Lisboa/Gago Coutinho foi de 75.1 mm.

No balanço feito já nesta quinta-feira (8), o comandante de operações José Miranda revelou que, desde o início do temporal, foram registadas 849 ocorrências. Os distritos de Lisboa e Setúbal foram os mais atingidos pela chuva forte. 47 pessoas resgatadas dos seus veículos, 10 desalojados e 100 pessoas temporariamente deslocadas das suas casas.

O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, disse à Agência Lusa que "Os túneis do Campo Grande, da zona do Campo Pequeno e da Avenida João XXI, estão fechados. A Avenida 24 de julho também está interditada e a Avenida de Berna também".

Fique já de aviso: para as próximas horas, e dias, a chuva, potencialmente forte, e o risco de inundações irá manter-se. Mantenha-se atualizado connosco quanto à previsão do tempo em Portugal.