Caos e solidariedade durante as inundações de North Queensland, após 870 mm de precipitação em 24 horas

As chuvas torrenciais desencadeadas pelo ciclone tropical Jasper causaram valores extremos de precipitação em North Queensland, Austrália, com 870 mm de precipitação em apenas 24 horas.

Austrália
Inundações históricas em Queensland, com algumas áreas a registarem 870 mm de precipitação em apenas 24 horas.

Chuvas torrenciais provenientes do ciclone tropical Jasper desencadearam problemas no extremo norte de Queensland, Austrália. Com 870 mm de precipitação em apenas 24 horas, as inundações deixaram centenas de pessoas em situações perigosas, desencadeando uma resposta intensiva dos serviços de emergência, polícia e militares.

Liderança de Queensland coordena esforços de resgate e assistência perante inundações

O primeiro-ministro de Queensland alertou para a emergência climático-meteorológica que assola a região devido à precipitação intensa, destacando que a área continuará a ser afetada pelas consequências do ciclone tropical Jasper.

"Ainda há mais chuva por vir", afirmou Miles em declarações no dia de hoje.

Miles elogiou os esforços heroicos dos serviços de emergência, destacando que quase 300 resgates foram realizados durante a noite nas praias do norte de Cairns. Ressaltou também o uso de diversos barcos, incluindo o HMAS Cairns, para garantir a segurança da população. Além disso, está a ser direcionada a intervenção para as comunidades isoladas e remotas, enquanto as Forças Armadas da Austrália foram chamadas a intervir para prover assistência adicional aos habitantes afetados pelas inundações.

A cidade de Wujal Wujal enfrenta das piores inundações históricas, forçando várias pessoas a procurar refúgio nos telhados. Até ao momento, fontes locais indicam que todos estão seguros, mas a evacuação total da cidade será necessária quando as condições climático-meteorológicas o permitirem. Miles expressou, aliás, a sua gratidão aos trabalhadores do serviço de emergência e à população local, destacando o apoio adicional das Forças Armadas da Austrália e o uso de helicópteros de emergência para evacuar comunidades isoladas.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, enfatizou a colaboração entre o governo federal e de Queensland para fornir assistência às comunidades afetadas.

Infraestruturas colapsam e comunidades mobilizaram-se em Cairns

Cairns, em particular, enfrenta inundações após o impacte do ciclone tropical Jasper, com esforços conjuntos para garantir que a ajuda esteja disponível para aqueles que dela necessitarem.

A 17 de dezembro, o Conselho Regional de Cairns emitiu alertas de evacuação ao longo do rio Barron, em áreas como Machans Beach, Holloways Beach ou Yorkeys Knob. Além disso, as inundações no Freshwater Creek, designadamente na barragem de Copperlode Falls, resultaram em pedidos de evacuação para terrenos mais elevados dos residentes de Redlynch, Brinsmead, Lower Freshwater e Kamerunga.

O impacte nas estações de tratamento de água prejudicou o abastecimento em Cairns, com residentes e empresas a serem chamados a usar água apenas para fins de emergência. Mais de 14 mil propriedades ficaram sem energia, e o aeroporto de Cairns foi temporariamente fechado devido à inundação.

Segundo o Bureau of Meteorology, em Queensland, a 17 de dezembro, após a passagem do ciclone tropical Jasper registaram-se mais de 500 mm de chuva em 24 horas em várias áreas, com algumas áreas, como Bairds, a registar 800 mm. O nível dos rios atingiu patamares não vistos em mais de 50 anos, com o rio Daintree e Barron a ultrapassar níveis históricos de grandes inundações.

Por exemplo, o caudal do rio, em Copperlode, excedeu em quase 3 metros os níveis de vazão da barragem. A falta de energia afetou mais de 40 mil residências e empresas, enquanto 106 pessoas foram transferidas para centros de evacuação e 12 resgatadas em Mossman.

Com várias estradas fechadas devido a inundações, o alerta de inundação foi acionado para os rios Barron, Daintree e Mossman logo no dia 14 de dezembro.

A atuação concertada é, nestes e noutras situações, fundamental para garantir a segurança e o apoio necessário para todos os afetados.