Alerta: uma magnífica aldeia norueguesa está ameaçada de ser inundada por um tsunami! O que vai realmente acontecer?

Dentro de algumas décadas, mas talvez também dentro de alguns meses, a paradisíaca aldeia de Geiranger, na Noruega, poderá ser submergida por um tsunami devastador. Porquê uma tal catástrofe e como é que os habitantes se estão a preparar para ela?

tsunami
O colapso da fissura de Akernes ameaça desencadear um dos tsunamis mais violentos da história, com 100 metros de altura.

Uma pequena aldeia norueguesa, Geiranger, está ameaçada por um tsunami: uma onda de 100 metros de altura pode varrer este fiorde paradisíaco se uma secção da montanha se desmoronar. A catástrofe pode acontecer dentro de algumas décadas ou de alguns meses. Como é que nos estamos a preparar para ela? Vamos descobrir juntos.

A espada de Dâmocles

Esta é a história de uma fissura, que cresceu consideravelmente desde os anos 50, na encosta íngreme de um fiorde norueguês. Embora na altura fosse possível atravessá-la, agora divide a montanha em duas, não muito longe da aldeia norueguesa de Geiranger. A fissura Akernes tem quase 70 metros de profundidade e está a avançar a um ritmo de 9,5 centímetros por ano.

Esta verdadeira espada de Dâmocles ameaça todos os habitantes da aldeia: segundo um modelo informático, uma parte da montanha acabará por deslizar para o fiorde, um dos mais profundos da Noruega, desencadeando um tsunami gigantesco, um dos maiores da história, com ondas de 100 metros de altura, arrastando escolas, hospitais e casas situadas em locais classificados como Património Mundial da UNESCO.

Neste lugar que a UNESCO considera um dos mais belos do planeta, 10.000 habitantes estão a preparar-se para uma catástrofe que pode acontecer dentro de alguns meses ou várias décadas. Felizmente, os habitantes prepararam-se com um sistema de alerta que os avisará com antecedência para evacuarem a zona. Novas tecnologias de drenagem serão também utilizadas para estabilizar a face do penhasco, embora seja impossível determinar quando é que ele irá ruir...

A chuva como acelerador...

Em todo o mundo, as falésias rochosas estão a encher-se de água devido ao aumento da precipitação e ao degelo do permafrost: as alterações climáticas estão, por isso, a aumentar o risco de tsunamis de deslizamento de terras. Estas montanhas em mosaico acabarão por ceder quando não houver mais nada para as suportar.

De acordo com Gustav Pless, geólogo do centro de monitorização de deslizamentos de terras do governo norueguês, "bastaria um mês de chuvas muito fortes para acelerar o processo". O país está também a procurar formas de impedir este tsunami mortal, como sistemas de estabilização, muito dispendiosos, mas que permitiriam evacuar a água da chuva da montanha.

Para já, embora conscientes dos riscos, muito poucos habitantes abandonaram Geiranger. A beleza eterna da aldeia é difícil de abandonar, pelo que alguns habitantes começaram a escavar desfiladeiros para se protegerem das derrocadas. Outros também construíram as suas casas à volta dos caminhos das avalanches. Antecipando a catástrofe que está para vir...