Alerta na Big Apple: o fumo do Canadá envolve Nova Iorque numa nuvem asfixiante

Os nova-iorquinos acordaram com uma visão invulgar. Pelo segundo dia consecutivo, o fumo dos incêndios canadianos cobriu a cidade com uma névoa tóxica e perturbadora. As imagens parecem de outro mundo.

Centenas de incêndios estão fora de controlo no Canadá, desde as províncias ocidentais até à Nova Escócia e ao Quebec, no leste, onde há mais de 150 incêndios ativos num início de verão particularmente intenso.

Mas este desastre ambiental não está a afetar apenas o Canadá. Dezenas de milhões de pessoas no leste dos EUA estavam em alerta para a má qualidade do ar, à medida que o fumo dos incêndios florestais canadianos se deslocava para sul, manchando o céu de um castanho escuro e saturando o ar com partículas nocivas.

Alguns dos vídeos partilhados nas redes sociais mostram a mudança drástica na paisagem das grandes cidades. As câmaras em altitude mostram as mudanças nas cores do céu em apenas alguns minutos.

Na cidade de Nova Iorque, esperava-se que as condições se agravassem ainda mais na quarta-feira e as autoridades pediram aos residentes que limitassem o seu tempo ao ar livre e cancelaram as atividades das escolas públicas.

"As pessoas com problemas respiratórios pré-existentes, tais como problemas cardíacos ou respiratórios, bem como as crianças e os adultos mais velhos, podem ser especialmente sensíveis e devem permanecer dentro de casa nesta altura", afirmaram.