
Cumprem-se hoje 25 anos de um dos mais monstruosos ciclones tropicais a surgir no Oceano Índico, perto da Austrália. Referimo-nos ao ciclone Olivia, o responsável pela rajada de vento mais forte da história da meteorologia!
Cumprem-se hoje 25 anos de um dos mais monstruosos ciclones tropicais a surgir no Oceano Índico, perto da Austrália. Referimo-nos ao ciclone Olivia, o responsável pela rajada de vento mais forte da história da meteorologia!
A reta final da semana será caracterizada pela instabilidade atmosférica, surgindo aguaceiros localmente fortes, acompanhados de trovoadas, em grande parte do país. A atividade elétrica terá maior destaque à tarde. Saiba mais aqui!
Os relâmpagos no Ártico são historicamente raros porque não costuma estar calor suficiente. Porém, na última década, o número de trovoadas nesta região triplicou. Terá isto a ver com o aumento das temperaturas? Saiba mais aqui!
Vários estudos vinculam o consumo de alimentos, como o café e o chocolate, à desflorestação global e agora sabe-se que um ocidental, em média, é responsável pela perda de quatro árvores por ano. Saiba mais aqui, connosco!
As chuvas torrenciais dos últimos dias na Indonésia e em Timor-Leste provocaram cheias repentinas, deslizamentos de terra e incontáveis estragos. Também há a lamentar a morte de dezenas de pessoas. As imagens são impressionantes.
Nas profundidades do Pacífico Sudoeste, o oceano esconde um continente há cerca de 23 milhões de anos. Este continente, Zelândia, é conhecido na comunidade científica como o oitavo continente. Fique a saber tudo sobre esta temática connosco!
Os cientistas concordam há muito tempo que a Lua formou-se quando um protoplaneta, chamado Theia, atingiu a Terra há cerca de 4,5 mil milhões de anos. Um novo estudo sugere que fragmentos desse impacto podem estar enterrados nas profundezas do nosso planeta.
Os efeitos das alterações climáticas podem ser devastadores para zonas costeiras e marinhas vulneráveis, assim como para a função e estrutura dos seus ecossistemas
Cumprem-se 10 anos de um mês histórico que deixou o recorde de 758 tornados nos Estados Unidos, no qual morreram 363 pessoas. Houve vários eventos meteorológicos severos com formação de tornados, contamos-lhe alguns números interessantes.
Uma grande explosão fez com que uma das maiores refinarias de petróleo da Indonésia interrompesse as suas operações na passada segunda-feira (29). As suspeitas são de que um vazamento e um raio foram os responsáveis pela explosão e o grande incêndio que a sucedeu.
Os cumes gelados das montanhas Rwenzori, Património Mundial da Unesco, na fronteira entre o Uganda e a República Democrática do Congo estão a derreter, colocando a população em risco. Saiba mais aqui!
Uma tempestade subtropical atingiu a ilha da Madeira, deixando chuva forte, granizo e trovoada. A atividade elétrica foi tão intensa que um dos relâmpagos, cujo impacto foi registado em vídeo, deixou a ilha completamente às escuras. Veja as imagens!